Política

SADC alcançou conquistas tangíveis em três décadas

O director-adjunto da Direcção África do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Stolyarov, considerou tangíveis as conquistas alcançadas pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) nos 30 anos de existência da organização.

22/08/2024  Última atualização 08H39
Augusto da Silva Cunha (à direita) ladeado do diplomata russo © Fotografia por: DR
De acordo com o documento tornado público pelos Serviços de Imprensa da Embaixada de Angola na Rússia, Andrei Stolyarov anunciou o facto ao intervir no 32º aniversário dedicado ao Dia da SADC, assinalado a 17 de Agosto, cuja cerimónia comemorativa Moscovo fez questão de acolher.

Na visão de Andrei Stolyarov, as três décadas de existência da SADC demonstram claramente que os 16 Estados-membros da organização fizeram a escolha certa a favor do fortalecimento da integração política e económica, bem como da especial atenção à garantia da paz e segurança e na conjugação de esforços conjuntos para resolver conflitos e estabilizar a região.

Por seu lado, o presidente em exercício do Grupo de Embaixadores da SADC acreditados em Moscovo, Augus- to da Silva Cunha, disse que o lema que conduziu à 44ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, "Promover a Inovação para Desbloquear Oportunidades para o Crescimento Económico Sustentado e Desenvolvimento Rumo a uma Região Industrializada", apresenta o desafio e o caminho que a organização deve tomar para acelerar o progresso da industrialização da África Austral.

Augusto da Silva Cunha sublinhou ainda que a região possui uma memória comum e rica de acontecimentos marcantes, em que sobressaíram sempre os sacrifícios consentidos para atingir o patamar em que a SADC hoje se encontra e conscientes de que a "margem de progressão não tem limites".

O evento alusivo ao Dia da SADC ocorreu na Biblioteca de Literatura Estrangeira M.I. Rudomino, local onde está em pedestal o busto do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, o único negro e africano no local. A cerimónia terminou com um concerto musical de grupos de Angola, Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe.

Segundo a nota de imprensa, os convidados foram recebidos com canções e danças tradicionais africanas da região Austral de África. No local, as embaixadas dos Estados-membros da SADC em Moscovo organizaram tendas com culinária nacional, jóias e objectos de arte, frutas e bebidas da região.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política