Desporto

Sagrada e Desportivo agitam hoje o topo da classificação

Marcial Batunina

Jornalista

O Sagrada Esperança da Lunda-Norte promete brilhar no regresso a casa, depois de quase um ano a jogar em recinto "emprestado". Os anfitriões desejam fazer de cobaia o vizinho Desportivo da Lunda-Sul, no encontro de hoje, às 15h00, no Estádio do Dundo, referente à 21.ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola.

20/04/2024  Última atualização 10H35
Roque Sapiri e comandados têm a oportunidade de travar equipa sensação do Campeonato © Fotografia por: DR

A partida vai colocar frente-a-frente o líder Desportivo, com 44 pontos, ao segundo classificado, Sagrada, 40. A dança Tchianda está garantida no clássico da região Leste de Angola e as duas formações estão aptas para o duelo, pelo que, se espera por um jogo intenso, com paradas e respostas e acima de tudo, uma luta titânica nos bancos das respectivas equipas, entre os dois treinadores. Roque Sapiri, no comando dos diamantíferos, e Cleverson Murílio Silva, no actual líder da prova.

Para além de se tratar de um encontro entre o guia do campeonato e o segundo colocado, é sobretudo uma partida entre duas formações da mesma região, fazendo antever que os citadinos das cidades do Dundo e de Saurimo venham a dedicar especial atenção ao "clássico” do Leste de Angola.

O Sagrada Esperança vai jogar finalmente em presença do seu público, depois do castigo aplicado aos diamantíferos e das obras de reabilitação ao recinto, que viu melhorado vários equipamentos, desde a implementação de outros serviços que garantem conforto e qualidade aos artistas da bola, aos adeptos e de igual modo aos profissionais de imprensa.

Roque Sapiri tem em mãos uma boa oportunidade para derrotar a equipa sensação do campeonato e assim gabar-se de ser o único a conseguir a proeza de ter ganho ao 1º de Agosto, Petro, e os vizinhos da Lunda-Sul.

O Sagrada chega motivado ao jogo, sobretudo depois da vitória frente ao Petro de Luanda. Manter o ritmo triunfante é objectivo de um dos principais candidatos à conquista do título.

No entanto, prevê-se um jogo equilibrado e intenso entre os contendores que de certo vão se esmerar quanto mais não seja pelo menos por um empate.

Petro visita à Académica

O Petro de Luanda, campeão em título, defronta hoje, às 15h30, a Académica do Lobito, no Estádio de Ombaka, em desafio referente à 21.ª jornada do Girabola.

A equipa de Alexandre Santos vem de uma derrota ante o Sagrada Esperança e procura por uma vitória com urgência, para reduzir a distância que o separa do líder da prova doméstica. Os tricolores vão à caça da 21.ª vitória sobre a Académica do Lobito.

O primeiro encontro do século XXI entre as duas formações para o Girabola aconteceu no dia 15 de Junho de 2002, com o triunfo por 3-0, a sorrir para os tricolores. De lá para cá, 30 encontros já foram realizados. Os petrolíferos amealharam o maior número de triunfos, com total de 21, contra quatro da Académica do Lobito.

Uma das vitórias do Petro orientado por Alexandre Santos sobre o conjunto comandado por João Pintar da Silva foi alcançada na Supertaça, por 1-0, na abertura da época desportiva, que decorreu no dia 7 de Outubro do ano passado.

Para o Girabola, os tricolores foram igualmente superiores, ao derrotar os Estudantes, por 2-1, partida que teve lugar no Estádio Nacional 11 de Novembro.

União de Malanje defronta Libolo

A União de Malanje recebe hoje, às 15h00, no Estádio 1.º de Maio, o Recreativo de Libolo, no prosseguimento da 21.ª jornada do Girabola, partida de aflitos na tabela geral de classificação.

A equipa malanjina está na penúltima posição com 15 pontos, ao passo que o Libolo é lanterna vermelha com apenas 12, em 19 jogos disputados.

As duas formações partilham muitas semelhanças como se de gémeos siameses se tratassem. O fio vermelho da Segunda Divisão continua a apertar cada vez mais o pescoço dos dois conjuntos que lutam para assegurar a permanência, por isso o jogo promete surpresas.  

Bravos do Maquis e Kabuscorp do Palanca medem forças hoje, às 15h00, na província do Moxico. Para amanhã, domingo, três partidas estão reservadas, a partir das 15h00, começa o Santa Rita-Sporting de Cabinda. Às 16h00, o São Salvador recebe o Interclube, e o Wiliete de Benguela joga com o Desportivo da Huíla, no Estádio de Ombaka.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto