Desporto

Sagrada pode aproveitar folga para voltar a liderar

Jorge Neto

Jornalista

O Sagrada Esperança pode voltar a partilhar a liderança do Campeonato Nacional de futebol da I Divisão, em caso de vitória diante do Kabuscorp do Palanca, hoje, às 16h00, no Estádio dos Coqueiros, em partida de cartaz da 26.ª jornada do Girabola.

11/05/2024  Última atualização 11H10
A formação da Lunda-Norte, em caso de vitória, regressa ao topo da tabela classificativa © Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

A missão é espinhosa para os diamantíferos que têm de ultrapassar o conjunto palanquino, motivado após três vitórias consecutivas e em franco crescimento na recta final da competição.

Depois do descanso, por imperativo de calendário, a equipa de Roque Sapiri chega mais fresca e está consciente das dificuldades a enfrentar no reduto da turma do Palanca.

A baixa da cidade capital vai receber uma avalanche de adeptos, sendo a maioria da formação orientada por Zeca Amaral, para empurrar os vermelhos e brancos ao triunfo. A faltar cinco jornadas para o final do campeonato, a direcção do clube palanquino ainda não atirou a toalha ao tapete, quanto à disputa pelo título e no relvado encararam todos os desafios como autênticas finais.

Os diamantíferos são adversários directos na corrida dos objectivos da formação de Zeca Amaral, daí a importância de conquistar um resultado positivo.

Será o confronto entre o segundo classificado (Sagrada) com 50 pontos, contra o quarto (Kabuscorp) com 42, num duelo interessante e de difícil prognóstico, onde ambos repartem o favoritismo.

Com foco no regresso às vitórias, o Desportivo da Lunda-Sul visita o Sporting de Cabinda, às 15h00, no Estádio do Tafe, visando os  três pontos. Os lundas atravessam uma crise e estão há quatro jogos sem vencer, consequentemente perderam algum terreno na disputa pelos lugares cimeiros.

Maurílio da Silva está proibido de desperdiçar pontos, depois de perder a liderança da prova. Do lado oposto, Abel da Conceição segura a lanterna vermelha e não tem outro caminho senão sair vitorioso. Na ronda passada, os leões do Norte perderam diante dos tricolores, mas em casa a história pode ser diferente.

Outros jogos da ronda

O Interclube recebe o Recreativo do Libolo, às 15h30, no Estádio 22 de Junho, num duelo de campeões, onde as duas equipas lutam para fugir da zona de despromoção. Contudo, mais aflito estão os libolenses que ocupam a 13.ª posição, com 19 pontos, enquanto os polícias somam 27, no nono lugar.

Seis títulos entram para o revaldo, dois para o conjunto de Bodunha e quatro para a formação de Hélder Teixeira. Depois do pedido para jogar na primeira volta em casa do 1.º de Agosto, a Académica do Lobito recebe amanhã o conjunto militar, às 15h30, no Estádio do Buraco, com a missão  de regressar às vitórias.

Nos últimos dois desafios os estudantes não venceram e estão numa posição pouco confortável na classificação, 11.ª com 22 pontos, dentro zona aflitiva. Por isso, tudo vão fazer  para garantir os três pontos diante dos dagostinos.

O desafio entre os dois conjuntos é de prognóstico reservado, pois anfitriões e visitantes realizaram uma época atípica. João Pintar ambiciona uma melhor exibição e resultado, enquanto Filipe Nzanza faz contas até ao final da competição.

Wiliete de Benguela e São Salvador do Kongo jogam às 16h00, no Estádio de Ombaka, numa partida interessante que coloca frente a frente o sexto e o décimo classificado. Os benguelenses na versão Paulino Júnior atravessam uma boa fase, conforme prova o empate conseguido na jornada passada na deslocação ao Uíge. Os anfitriões carregam consigo o favoritismo.

O Desportivo da Huíla recebe o Clube Recreativo de Malanje com foco na vitória, mas reconhece que o adversário vai complicar ao máximo, em função da penúltima posição na tabela  classificativa. O desafio começa às 15h30, no Estádio Tundavala, com os pupilos de Paulo Torres  na condição de favoritos.

Depois do empate caseiro, o Santa Rita visita o Bravos do Maquis derrotado na jornada anterior pelo 1.º de Agosto. O apito inicial soa às 15h00, no Estádio Mundunduleno, com o técnico Mário Soares com as atenções viradas para os três pontos. Do lado dos católicos, um deslize não faz parte dos planos, a julgar pela posição aflitiva que se encontram na classificação da prova.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto