Desporto

Sagrada proibido de perder diante do Desportivo da Huíla

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O Sagrada Esperança da Lunda-Norte está expressamente “proibido” de perder pontos amanhã, na recepção ao Desportivo da Huíla, em partida pontuável a 27.ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol, Girabola 2023/2024, sob pena de deixar escapar o Petro de Luanda, na luta pelo título.

17/05/2024  Última atualização 14H55
Lundas continuam de pedra e cal na busca pelo terceiro troféu da competição © Fotografia por: CONTREIRAS PIPA | edições novembro

Além dos petrolíferos, actuais líderes da prova com 54 pontos, os diamantíferos com 53, na segunda posição, é outra equipa com possibilidades matemáticas para chegar ao pódio, mas para isso, os pupilos de Roque Sapiri não podem ceder pontos.

A três jornadas do fim do Girabola, o Sagrada Esperança está obrigado a vencer o Desportivo da Huíla e esperar que o Petro de Luanda, principal candidato à conquista do título, escorregue no desafio frente ao Kabuscorp do Palanca.

O adversário de amanhã ocupa a sétima posição com 36 pontos, aliado ao facto de ser um conjunto bem organizado, sob orientação do técnico luso, Paulo Torres, que conhece muito bem as hostes diamantíferas. Torres já treinou a equipa da Lunda-Norte.

A par disso, o Desportivo da Huíla é um conjunto habituado a criar embaraços às formações candidatas à conquista do Girabola, facto que leva a equipa técnica do Sagrada Esperança a estar sobreaviso.

Ontem, por exemplo, no penúltimo treino, antes da recepção aos militares da Região Sul, Roque Sapiri trabalhou às portas fechadas, no período vespertino, com o objectivo claro de esconder a estratégia para um dos mais importantes jogos da época futebolística.

Hoje está marcada a conferência de imprensa de antevisão ao jogo, depois do último treino, onde o técnico vai estar acompanhado de um dos atletas convocados. 

Caso vença amanhã ao Desportivo da Huíla e Petro de Luanda, por sua vez deslize contra o Kabuscorp do Palanca, o Sagrada Esperança toma de " assalto " a liderança do Girabola.

A equipa diamantífera da Lunda-Norte está motivada, pois no último desafio, referente à 26ª ronda, conseguiu um importante triunfo extramuros diante do Kabuscorp do Palanca. Por isso, o jogo de amanhã, no Dundo, está a ser aguardado com muita expectativa, pois o desfecho pode ser determinante para as contas finais, da luta pelo título do Girabola.

Perante um cenário que se advinha de bastante luta, o Sagrada Esperança está apenas concentrado na conquista de três pontos. À excepção do empate imposto pelo Sporting de Cabinda, no jogo da 24ª jornada, o desempenho do conjunto de Roque Sapiri, nos últimos desafios, revela existirem excelentes níveis de motivação.

A presença do recém-conduzido presidente de direçcão, José Muacabalo Tomás, em todos os jogos da equipa, tem sido fundamental para os jogadores cultivarem a mentalidade ganhadora.

A luta pelo título é uma ambição quase impossível de inverter, tendo em conta que, a cada dia, nas hostes do Sagrada Esperança da Lunda-Norte, cresce a vontade de evitar perder pontos.

Na sequência, o desafio desta ronda, diante do Desportivo da Huíla, é mais um teste para a formação orientada por Roque Sapiri, responsabilidade já incutida aos jogadores.

Em mais um dia de desafio, na caminhada à conquista da presente edição do Girabola, os diamantíferos voltam a estar privados do médio criativo, Lépua que se encontra a contas com uma lesão.

Para o Sagrada Esperança, que vê o Girabola como o principal "canudo " da época futebolística, o balneário está consciente de que o jogo com o Desportivo da Huíla é uma cartada importante para manter vivas as ambições.

A missão não se adivinha nada fácil para os lundas, mas as exibições nos últimos dois jogos em casa, desde o regresso ao Dundo, com triunfos frente ao Desportivo da Lunda-Sul e Interclube, abrem boas perspectivas para amanhã a tarde o " diamante voltar a brilhar”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto