Cultura

Sanguito é o “gigante” angolano no festival

Analtino Santos

Jornalista

O saxofonista Sanguito é o nome que salta à vista entre os artistas nacionais anunciados para o Festival do Dia Internacional do Jazz, a ser realizado nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, na Baía de Luanda, no âmbito da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz.

22/04/2024  Última atualização 11H49
Sanguito é um saxofonista com a carreira consolidada no país © Fotografia por: Francisco Lopes

O cantor Massoxi e o pianista Dimbo Makiesse são os outros artistas residentes no país confirmados para o evento, produzido em parceria com o projecto Resiliart Angola.  A informação foi prestada na segunda conferência de imprensa de lançamento da agenda das celebrações do Dia do Jazz em Luanda, realizada, na sexta-feira, no Centro de Imprensa da Presidência da República de Angola (CIPRA), por Marcos Agostinho, director do Resiliart Angola.

"Sanguito, que vai se apresentar com uma banda, e Massoxi são os responsáveis para levar os elementos da música angolana, enquanto Dimbo Makiesse mostrará o jazz angolano com a banda Angojazz". Durante a conferência, o director recordou a passagem na edição anterior do Conjunto Dizu Dietu e os cantores Jay Lourenzo e Amosi Just A Label.

"Sanguito” é o nome artístico de Manuel Bernardo Sangue, natural de Nambuangongo, Bengo. Teve o seu contacto com a música em 1967, na Casa dos Rapazes de Luanda, sendo a guitarra o seu primeiro instrumento. No limiar da Independência, cria o conjunto os "Mini-Populares”.

Frequentou o curso de instrutor na Academia de Música de Luanda, onde se apaixonou pelo saxofone. A par disso, aprendeu a tocar trompete e piano, tudo com o professor Fernando Nunes. Ingressou, no início de 80, no grupo "Petro Clave”, seguindo para "Os Merengues”. Em 1982, integrou o "Semba Tropical” e representou Angola em vários festivais de música na Europa e na América. Teve uma passagem pelo"Afra Sound Star”. Em Portugal, integrou o grupo de reggae Kussondulola e a banda Semba Masters.  Sanguito tem no mercado, os discos "Lentavida”, "Mwagoleze”, "Kamba Diame” e "Passo-a-Passo”.

Massoxi tem se destacado como um dos vocalistas da Banda Movimento que mais se destaca na interpretação de clássicos nacionais, com realce para os temas de Elias dya Kimuezo. Dimbo Makiesse é o maestro da banda Angojazz, mentora do Festival Nacional Angojazz, cuja edição foi realizada de 9 a 14 deste mês, sendo uma das actividades paralelas da vasta agenda da celebração do Dia Internacional do Jazz em Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura