Sociedade

Saúde realiza campanha para o rastreio de sarampo

Adilson de carvalho| Porto-Amboim

Jornalista

Uma campanha de rastreio contra o sarampo, decorreu, quarta-feira, na comuna do Capolo, numa iniciativa da Direcção Municipal de Saúde de Porto Amboim, na província do Cuanza-Sul.

26/09/2024  Última atualização 09H01
Acção foi realizada devido às denúncias de casos suspeitos © Fotografia por: Arsénio Bravo | Edições Novembro
Segundo Carla Kiuêngo, directora da instituição, a campanha foi realizada devido às várias denúncias de suspeitas de casos da doença na região, onde foram colhidas três amostras de sarampo que a instituição recebeu na comuna do Capolo, onde foram recolhidas três amostras para serem analisadas.

A directora municipal da Saúde de Porto Amboim assegurou que além do rastreio dos casos suspeitos de sarampo, foram, também, imunizadas 126 crianças com idades compreendidas entre zero a cinco anos, contra a poliomielite, sarampo, febre amarela, pneumococo e pentavalente. "Realizámos a vacinação de crianças com incumprimento no calendário de vacinação”, disse.

A par dos menores, foram, igualmente, vacinados 49 adultos contra o tétano e realizados 21 testes rápidos de malária. "O difícil acesso à comuna do Capolo inviabiliza a realização constante de campanhas de saúde, por isso, aproveitamos a oportunidade para testarmos 21 adultos, cujo os testes tiveram resultados negativos”, assegurou.

A directora fez uma avaliação positiva da campanha realizada, destacando o engajamento dos profissionais para assegurar o bem-estar dos munícipes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade