Sociedade

Secretário de Estado apela ao empenho de todos para o sucesso do Censo-2024

Marcelo Manuel | Ndalatando

Jornalista

O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, apelou, ontem, em Ndalatando, capital da província do Cuanza-Norte, aos jornalistas a desempenharem o seu papel com relevância, durante a realização do Censo Geral da População e Habitação, a decorrer no dia 19 de Julho próximo.

11/05/2024  Última atualização 10H55
Autoridades tradicionais dos dez municípios da província do Cuanza Norte marcaram presença no encontro sobre o Censo © Fotografia por: Edições Novembro

Para o secretário de Estado, os jornalistas, através das novas tecnologias e espaços alternativos de comunicação, têm a missão de sensibilizar, mobilizar e comunicar de modo a facilitar o processo de transmissão de informações e a formatação da consciência social para a importância do Censo na aprovação pelo Estado de políticas públicas para o crescimento económico e social do país.

Aos jornalistas, Nuno Caldas disse que cumpre, ao mesmo tempo, dar os esclarecimentos necessários às pessoas sobre todo o processo à volta do Censo Geral da População e Habitação, a par de mostrar que o acto vai fazer com que se gizem políticas públicas para esbater as assimetrias regionais.

O secretário de Estado, que falava para uma ampla plateia no cine Ndalatando, por ocasião da realização do seminário de apresentação oficial e esclarecimento dos aspectos ligados ao Censo Geral da População e Habitação, que começa a partir das zero horas do dia 19 de Julho próximo, reafirmou que o evento tem como objectivo contribuir para o bem colectivo da nação, permitindo que cada cidadão, através de uma postura inclusiva, cidadania e comprometimento, possa ajudar na consolidação dos alicerces de um país inclusivo, onde todos se possam rever nas políticas públicas traçadas pelo Governo.

Nuno Caldas frisou que os órgãos de Defesa e Segurança devem de igual modo assumir a responsabilidade da transmissão de mensagens de sensibilização aos colegas, a nível das unidades em que estiverem destacados.

A realização do Censo, reconheceu, não será tarefa fácil, mas acredita que também não é impossível, principalmente se houver a união de todas as forças vivas da nação, através da colaboração mútua, principalmente no que toca à protecção dos agentes do Censo e equipamentos. Nuno Caldas pede a todas as famílias angolanas para que participem de forma activa e efectiva no Censo, colaborando na cedência dos dados reais.

Província de Malanje

Após completar mais uma jornada na cidade de Ndalatando, o próximo destino do secretário de Estado, Nuno Caldas, que está a lider este processo, a nível do Executivo, é a cidade de Malanje. Ele tem enfatizado a importância da sensibilização e mobilização dos profissionais da comunicação social para o censo. Até o momento, Nuno Caldas já trabalhou nas províncias de Cabinda, Bengo, Cuanza Sul e Huambo.

 

Censo em Luanda

Durante o trabalho de campo realizado ontem, o governador da Província de Luanda, Manuel Homem, se reuniu com os jovens brigadistas, a maioria proveniente da província do Bengo, que têm ajudado a impulsionar o andamento dos trabalhos de preparação para o Censo Geral da População e Habitação de 2024. Manuel Homem elogiou o empenho e a dedicação desses jovens.

No encontro, Manuel Homem prometeu um maior apoio da Comissão Provincial Eleitoral de Luanda aos brigadistas, que garantiram a conclusão dos trabalhos na capital até a próxima terça-feira, dia 14. Vale ressaltar que o Censo Geral da População e Habitação de 2024 será o terceiro na história do país, sendo o primeiro realizado em 1970 e o segundo em 2014.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade