Sociedade

Secretário de Estado avalia segurança do património do Estado em Cabinda

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

O secretário de Estado para a Protecção dos Objectivos Estratégicos, Lúcio Gonçalves Amaral, efectua, desde quinta-feira, visitas a várias instituições e projectos em execução na província de Cabinda, no âmbito da segurança do património do Estado.

24/08/2024  Última atualização 09H00
Lúcio Amaral (2.º à esq.) visitou o Terminal Oceânico, o campo de Malongo e as obras da Refinaria © Fotografia por: António Soares | Edições Novembro
Na quinta-feira, após ter sido recebido em audiência pela governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, Lúcio Amaral visitou o Terminal Oceânico de Cabinda (base da Sonangol), Campo Petrolífero de Malongo e as obras da Refinaria de Cabinda, cuja inauguração da primeira fase está prevista para Julho do próximo ano.

Ontem, o secretário de Estado deslocou-se ao município de Cacongo, a 45 quilómetros da cidade de Cabinda, para avaliar o estado da ponte sobre o rio Chiloango, que liga Cacongo ao município de Belize.

Em Cabinda, Lúcio Amaral visitou a Estação de Captação de Água, na aldeia de Chinfimbo, e a de Sassa-Zau, na comuna de Malembo, que dista cerca de 30 quilómetros da sede provincial.

Além dos aspectos ligados à segurança, recebeu informações importantes sobre a capacidade produtiva da Estação de Captação de Água de Chinfimbo, calculada em 2.160 metros cúbicos de água, distribuído a 36 mil beneficiários, residentes na cidade de Cabinda e na vila de Lândana, município de Cacongo.

O secretário de Estado avaliou o sistema de segurança da Central Térmica de Malembo, cuja capacidade instalada é de 145 megawatts e funciona com cinco turbinas a gás e a gasóleo, das quais uma se encontra inoperante. Visitou, igualmente, as obras do Terminal de Águas Profundas do Porto de Cabinda, na localidade de Caio.

Ainda ontem, o secretário de Estado manteve uma conversa de carácter estratégico com os responsáveis dos órgãos de Defesa e Segurança na província, e com os efectivos (polícias e militares) que asseguram os referidos projectos, motivando-os para o cumprimento das missões que lhes são atribuídas.

Lúcio Amaral orientou os responsáveis pelo asseguramento dos locais visitados à revisão do posicionamento das bases de segurança.

No final das visitas, o secretário de Estado Lúcio Amaral disse, aos órgãos locais de Comunicação Social, ter constatado que a questão da segurança não é preocupante, havendo apenas a necessidade de melhorias. Notou, por exemplo, que há necessidade de se aumentar o número de efectivos (militares e polícias) em algumas instituições, para colmatar as insuficiências.

Hoje, Lúcio Amaral efectua visitas ao Terminal Marítimo de Passageiros, Aeroporto Maria Mambo Café, Comando da 1.ª Região Militar Norte e às instalações do Comando Provincial da Polícia Nacional em Cabinda, assim como aos edifícios novos e antigos da província de Cabinda e do Palácio do Governo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade