Regiões

Sector da Educação no Cuando Cubango tem défice de 1.500 professores

A província do Cuando Cubango necessita de mil e 500 professores para permitir a inserção de 30 mil crianças no ensino primário e secundário, revelou o director do Gabinete Provincial da Educação.

04/01/2021  Última atualização 10H57
© Fotografia por: DR
Miguel Canhime Kazavube disse à Angop que a redução progressiva de crianças fora do sistema normal de ensino passa, necessariamente, pelo aumento do número de docentes, para atender, principalmente, os municípios mais distantes da sede provincial. Actualmente, o sector conta com cinco mil e 964 professores e 105 técnicos administrativos nos três subsistemas de ensino não superior, concretamente ensino primário e I e II ciclos do ensino secundário.

No concurso público nacional realizado pelo Ministério da Educação, em 2019, foram admitidos para o Cuando Cubango 489 professores, distribuídos pelos nove municípios da província. Em termos de infra-estruturas, a província possui 274 escolas, que correspondem a mil 739 salas de aula, quantidade considerada insignificante, uma vez que a província tem mais de 30 mil crianças fora do sistema de ensino.

O responsável revelou que o Cuando Cubango tem falta de equipamentos, como carteiras e material para alunos deficientes visuais e auditivos, laboratórios para ciências exactas e infra-estruturas para a massificação do desporto escolar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões