Regiões

Seis cidadãos detidos no Uíge por falsificação de certificados

Valter Gomes| Uíge

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Uíge, deteve, na sexta-feira, seis cidadãos, dos quais quatro raparigas, acusados de falsificação de certificados de habilitações literárias, soube o Jornal de Angola, na região.

24/08/2024  Última atualização 02H04
© Fotografia por: Cedida

Segundo o porta-voz do SIC no Uíge, sub-inspector criminal Zacarias Fernando, as quatro raparigas, de 17 anos, foram detidas na escola do II ciclo n.⁰ 20, no bairro Mbemba Ngango arredores da cidade do Uíge, quando se tentavam matricular na 10.ª classe.

"Tudo foi descoberto, quando as mesmas pretendiam efectuar matriculas na 10.ª classe, tendo a comissão de matrículas suspeitado da autenticidade dos certificados e, seguidamente, accionado o SIC que efectivou a detenção das cidadãs", referiu.

Zacarias Fernando avançou que indagadas sobre a origem dos documentos confessaram tê-los adquirido a um homem, de 61 anos, que os vende entre os 15 e os 28 mil kwanzas.

Na sequência, o SIC realizou uma micro-operação que resultou na detecção do vendedor, bem como de um outro cidadão, de 23 anos, que elaborava os certificados numa casa de digitalização e cópia de documentos.

O responsável acrescentou, igualmente, que foram, ainda, apreendidos 17 certificados falsos e os meios informáticos utilizados para a falsificação dos mesmos.

''Os cidadãos já foram presentes ao Ministério Público para os procedimentos legais que se impõem sendo que o SIC prossegue as diligências para o desmantelamento total da rede de falsificadores, bem como a apreensão dos carimbos utilizados'', concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões