Cultura

Sentada artística junta criadores do município

Armindo Canda

Jornalista

A Sentada Cultural “Quem me dera ser Onda” juntou, no último fim-de-semana, na Biblioteca Municipal do Kilamba Kiaxi, em Luanda, representantes de diferentes disciplinas artísticas do município, para mostrarem a arte que fazem e debaterem um clássico da literatura angolana.

03/07/2024  Última atualização 11H15
Poeta Magnata declamou o poema “Sem amor nada sou”, um incentivo para amar o próximo © Fotografia por: DR

O encontro, uma iniciativa da Administração Municipal do Kilamba Kiaxi, através do seu Departamento da Cultura, serviu para os artistas e "operários de cultura” mostrarem a arte que fazem.

Os fazedores de artes daquela municipalidade estiveram bem representados no encontro, durante o qual foram levantados vários assuntos  à volta da "Sentada Cultural”, com realce para a falta de espaços para se apresentarem e mostrarem ao público o que sabem fazer e bem para levar momentos de reflexão e de entretenimento às pessoas.

Os músicos Rasta Mambu e Adão Janeiro "Kikala Guivua” mostraram a sua musicalidade nos temas "Avó Chora”, uma composição do músico Rasta Mambu, canção que reflecte a questão da juventude não dominar as línguas nacionais, deixando a avó bastante triste por ver o legado identitário dos ancestrais a desaparecer.

O artista Kikala Guivua levou como proposta seis temas do seu repertório musical para animar os colegas e o público, ao passo que o poeta Magnata declamou "Sem amor nada sou”, uma forma de incentivar a plateia a amar o próximo como cada um gostaria de ser amado e bem tratado pelo outro.

Para o músico Kikala Guivua, em declarações ao Jornal de Angola, a iniciativa do Departamento de Cultura do município é louvável, por permitir aos artistas colocar as suas preocupações e transmitir experiências.

O município, referiu, tem muitos fazedores de cultura em  disciplinas como literatura, poesia, artes cénicas, danças e música, mas lamentou a gritante falta de espaços e oportunidades para exibirem o potencial artístico que têm. 

Na visão do músico Rasta Mambu, iniciativas do género devem ser aplaudidas,  porque mostra o cuidado que a Delegação da Cultura da Administração Municipal do Kilamba Kiaxi, nome do Poeta Maior, tem para com os artistas locais.

"Esperemos que estes encontros sejam regulares, para que os artistas locais se sintam incentivados a trabalhar e dar o melhor de si em prol da cultura no  município onde residem”, defendeu Rasta Mambu.

Transformar a Biblioteca  em espaço de leitura

A directora da Cultura do município do Kilamba Kiaxi, Izilda Marques, anunciou que quer dinamizar as artes nas comunidades e transformar o pátio da Biblioteca Municipal em praça de leitura e palco para os artistas.

"O pátio da Biblioteca Municipal será a nossa praça de leitura e palco para os músicos, tornando-o um espaço para albergar actividades culturais, bem como de busca de ideias para o desenvolvimento das artes a nível local. Penso que desta forma estaremos a facilitar a criação da agenda cultural do município, que ainda está em falta”, reconheceu Izilda Marques.

O objectivo do encontro, disse, é levar ao conhecimento dos munícipes o potencial artístico interno, daí a realização do projecto Sentada Cultural "Quem me dera ser onda”.

Izilda Marques prometeu que duas vezes por mês a Direcção da Cultura vai realizar este encontro, no intuito de congregar a classe artística do município, promovendo debates em torno das manifestações culturais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura