Economia

Somiluana vai produzir 15 mil quilates por mês

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

A Sociedade Mineira de Somiluana inaugurou, ontem, na Lunda-Norte, uma nova central de escolha que vai possibilitar um aumento do volume de produção mensal para 15 mil quilates de diamantes .

24/04/2024  Última atualização 13H30
© Fotografia por: DR

O presidente do Conselho de Administração da operadora diamantífera, Reinaldo Trindade, informou que, com a aquisição e montagem da nova central de escolha, que dispõe de três linhas e uma capacidade de tratamento de seis toneladas de concentrado por hora, estão renovadas as perspectivas de aumento de produção de diamantes em quantidade e qualidade.

"Com essa instalação, vislumbra-se um horizonte bastante promissor para, num futuro próximo, podermos aumentar a nossa capacidade de produção para 15 mil quilates por mês”, afirmou o gestor da empresa .

Reinaldo Trindade destacou que a Somiluana é um "viveiro de quadros" que vai assegurar o futuro da indústria diamantífera do país, a julgar pelas reformas que estão a ser implementadas, incluindo o valor comercial das pedras extraídas da mina. 

O responsável realçou, igualmente, que a nova capacidade de produção reforça a amplitude dos projectos de responsabilidade social, fundamentalmente voltados para o apoio às comunidades implantadas na área de concessão, visando a redução do impacto resultante da actividade mineira e a criação de postos de trabalho. 

Ocupando um área de 444 quilómetros quadrados de concessão, a Sociedade Mineira do Somiluana opera um depósito secundário (aluvião) em que detém uma participação de 33 por cento, com os outros 67 por cento detidos pela Empresa Nacional de Diamantes da Angola (Endiama).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia