Economia

Sonangol recebe garantias de capital para o Lobito

A Sonangol recebeu manifestações de interesse de investidores e de instituições financeiras chinesas a favor da Refinaria do Lobito, cuja construção recebeu um novo impulso em Outubro de 2020, quando a petrolífera nacional assinou um contrato com a empreiteira CNEC, daquele país, para a conclusão da obra em 2027.

22/03/2024  Última atualização 13H02
Sonangol © Fotografia por: Edições Novembro
A revelação das manifestações de interesse foi feita pelo presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, que esteve na China durante a visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço, àquele país, de 15 a 17 deste mês.

"Houve manifestações expressas, não só a nível dos investidores, como, também, das instituições financeiras, e acredito que, com algum trabalho adicional, teremos condições de ter investidores e financiamento para a nossa refinaria”, afirmou Sebastião Gaspar Martins ao programa radiofónico Ngol, transmitido pela Sonangol na RNA.

O presidente do Conselho de Administração realçou, também, o interesse da Sonangol no elevado potencial chinês no domínio das energias renováveis, principalmente, no que toca à capacidade da produção de painéis solares, à luz da decisão da companhia de se transformar numa empresa nacional de energia, abandonando o conceito de empresa nacional de petróleo.

No quadro dessas expectativas, que passam pela diversificação da oferta de energia para além do core do petróleo e gás, "consideramos que é uma grande oportunidade tirar proveito da capacidade e experiência que os  empresários chineses e as suas empresas têm aqui", disse o presidente do Conselho de Administração.

Sebastião Gaspar Martins considerou a deslocação e a participação numa conferência de atracção de investimentos para a economia angolana, como "positiva”, acrescentando que pode "ter a certeza" de que grande parte dos objectivos delineados para os contactos na China foram alcançados.

"No final deste pequeno período que tivemos aqui, posso ter a certeza de que grande parte dos objectivos foram alcançados, nomeadamente, com a possibilidade de ter investidores nas várias áreas onde a nossa cadeia de valor se faz sentir e, muito principalmente, na possibilidade e grande potencial que temos de garantir potencial parceiros para a nossa Refinaria do Lobito”, declarou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia