Desporto

Sophie Aubert pressagia boa campanha de Angola

Rosa Napoleão

Jornalista

A embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert, antevê boa participação dos atletas angolanos, das distintas modalidades, nos Jogos Olímpicos, Paris’2024, a decorrer de 26 de Julho a 11 de Agosto.

18/04/2024  Última atualização 11H45
Em Junho acontece a maratona na Marginal com vista à promoção da amizade e solidariedade © Fotografia por: EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Sophie Aubert fez a afirmação durante o discurso de abertura da segunda edição do "torneio olímpico” realizado ontem, no Liceu Francês de Luanda, no âmbito do programa da marca Torre de Jeux.

"É uma satisfação realizar a segunda edição da actividade que promove os Jogos. Estamos a 100 dias do início da prova. Em parceria com o Comité Olímpico Angolano (COA) fomentamos ao máximo o evento. Queremos que Angola esteja em grande na competição e obtenha bons resultados”.

Sophie Aubert reconhece que a organização dos Jogos Olímpicos é um grande desafio, por ser a maior actividade realizada em França, cujo número de participantes ronda os 15 mil.

"Teremos perto de quinze mil atletas. Nesta edição, a abertura também é desafiante. Pela primeira vez será fora do estádio, no rio Sena. Vamos ter muitos artistas e outras coisas impressionantes”, perspectivou Sophie Aubert.

O evento programado pela Embaixada de França, Liceu Francês e o COA visa a promoção e a sensibilização dos jovens, quando faltam 100 dias para o arranque dos Jogos Olímpicos.

Segundo a agenda da Embaixada falta realizar a maratona, agendada para 15 de Junho na Marginal de Luanda.

"Vamos organizar a maratona com todos os interessados. Além de promover os Jogos também fazemos o mesmo com a amizade e solidariedade”, disse a embaixadora.

Embaixada promove torneio entre escolas

Cinco escolas de Luanda estiveram, ontem, envolvidas no Torneio Olímpico programado pela Embaixada de França e o Liceu Francês de Luanda.

A actividade, no âmbito da promoção do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, contou com a participação das escolas Consulaire du Congo, Instituto Médio Comercial de Luanda, Liceu N'gola Kiluange, Les Bougainvilliers Mulemba e Liceu Francês de Luanda.

O desfile das equipas escolares, a exibir a bandeira dos Jogos, seguido do hino, marcaram a abertura do torneio.

Laurent Bengue, director da instituição, deu as boas-vindas aos presentes e apelou aos alunos a olhar para a actividade como um aprendizado.

A seguir, as equipas disputaram jogos de voleibol, futebol de sala e basquetebol, divididos por idades. O Liceu Francês esteve à frente da classificação em todas as modalidades, apesar de as disputas estarem mais voltadas ao entretenimento e à amizade.

As crianças participaram ainda da corrida de estafeta, no interior do recinto escolar. O fórum de troca de ideias entre atletas e a oficina de breakdance também fizeram parte do evento.

Guilhermina Cruz (representante do Ministério da Educação), Valentim Domingos (presidente da Federação Angolana de Voleibol), Bernardo João (presidente da Federação Angolana de Atletismo), Divaldo Ângelo (director técnico da Federação de Andebol), Nádia Cruz, ex-nadadora da Selecção Nacional, e atletas da Selecção Nacional de Andebol em cadetes marcaram presença na actividade.

Em Março foi realizada a "Estafeta à Volta do Mundo” no Clube Formiguinhas do Cazenga. Para o mês de Junho está prevista uma corrida de cinco quilómetros na Marginal de Luanda, aberta a todos os interessados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto