Sociedade

Sucesso dos Jogos Escolares no Uíge reforça necessidade de mais apoios aos futuros atletas

Victor Mayala | Uíge

Jornalista

Os XII Jogos Nacionais Escolares, que decorreram de 17 a 27 de Agosto, na cidade do Uíge, província com o mesmo nome, encerraram, quinta-feira, com a entrega de medalhas e troféus às equipas vencedoras.

30/08/2024  Última atualização 06H39
Ministra Luísa Grilo prestigiou o acto de encerramento © Fotografia por: Edições Novembro

 A cerimónia, que decorreu no histórico Estádio 4 de Janeiro, foi presidida pela ministra da Educação, Luísa Grilo. Testemunhou, igualmente, o acto a ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, para além do governador local, José Carvalho da Rocha.

Os XII Jogos nacionais escolares, realizados sob o lema "Desporto Escolar Um Compromisso na Construção de Uma Cultura de Inclusão Sem Violência”, reuniram aproximadamente mil alunos dos 13 aos 16 anos de idade, de ambos os sexos, provenientes de escolas do I e II ciclos do ensino secundário das actuais 18 províncias do país. Os jogos foram disputados nas modalidades de Futebol, Basquetebol, Voleibol, Andebol, Atletismo e Ginástica.

A ministra da Educação defendeu, na ocasião, a contínua aposta na formação de futuros atletas e professores de Educação Física, com vista a garantir maior qualidade e o desenvolvimento das modalidades desportivas no país.

"Temos de investir mais nas aulas de Educação Física, os nossos professores precisam ser capacitados para que possam fazer cada vez melhor o seu trabalho. Vimos aqui durante os jogos nas diferentes modalidades o resultado do trabalho que eles fizeram. Afinal, a Educação Física é o viveiro para os futuros atletas do país”, ressaltou.

Luísa Grilo felicitou os vencedores nas distintas modalidades, tendo, por outro lado, reafirmado o compromisso do Estado com o futuro do desporto escolar nos seus mais diversos níveis.

"Relativamente às competições, gostei da forma como os jovens vibraram. Houve, de facto, uma entrega total. Todas as províncias estão de parabéns, sobretudo aquelas que arrecadaram as medalhas”, disse a ministra da Educação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade