Mundo

Sudão suspende emissões de três canais de televisão

O Sudão suspendeu, ontem, a difusão em árabe do canais de televisão SkyNews, Al Arabiya e Al Hadath, por desrespeito da "transparência e profissionalismo exigidos" na cobertura e divulgação de eventos.

05/04/2024  Última atualização 08H25
Governo fala em cobertura tendenciosa dos factos militares © Fotografia por: DR
"Os canais de televisão SkyNews, Al Arabiya e Al Hadath perderam o direito de funcionar no Sudão”, anunciou, em comunicado, o Ministério da Cultura e da Informação, citado pela AFP. De acordo com a nota, a decisão de suspender a emissão entrou em vigor, logo que o ministro da Cultura, Graham Abdelkader, assinou o despacho correspondente, e as autoridades foram orientadas a tomar "as medidas necessárias para aplicar a decisão".

Depois de ter tomado conhecimento da suspensão, a SkyNews Arabic limitou-se a publicar uma breve referência nas redes sociais, informando que "o Ministério da Cultura e da Informação do Sudão decidiu suspender o trabalho do canal SkyNews Arabic, Al Arabiya e Al Hadath", sem avançar mais pormenores.

A Al Hadath publicou um breve comentário nas redes sociais: "Tanto o exército como [o grupo paramilitar] Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês) não estão satisfeitos com a nossa cobertura, mas o povo sudanês está".

A suspensão das licenças de radiodifusão ocorre quase dois meses após o apagão das comunicações, nomeadamente da Internet, que o Sudão sofre desde 7 de Fevereiro em consequência dos combates que opõem o exército e as RSF e que levou à interrupção total das comunicações, das transferências bancárias, dos pagamentos electrónicos e da distribuição da ajuda humanitária.

A decisão acontece duas semanas antes do primeiro aniversário do início dos confrontos entre o exército sudanês e as RSF, que, até à data, causou, segundo a ONU, 13.900 mortos e a pior vaga de deslocados do mundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo