Desporto

Taça COSAFA: Angola começa com vitória sobre a Zâmbia por 3-1

Valódia Kambata

Jornalista

A Selecção Nacional de Futebol em Sub-20 deu um passo importante rumo aos quartos-de-final da Taça Cosafa, qualificativa para o Campeonato Africano das Nações, ao vencer sexta-feira a similar da Zâmbia, por 3-1, em jogo disputado no Estádio ABB 1, na cidade moçambicana de Matola, referente à primeira jornada do Grupo B.

28/09/2024  Última atualização 08H07
Pupilos de Kito Ribeiro surpreenderam os “papões” da competição que decorre em Matola © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
A Zâmbia, tida como favorita por ser o "papão” da competição com cinco títulos conquistados, entrou dominante no jogo, mostrando o potencial e a vontade de conquistar os três pontos. Porém, a vontade esbarrou-se na determinação dos palanquinhas. Mesmo tendo entregado a iniciativa de jogo, não temeu o adversário e acreditaram que podiam sair em jogadas rápidas de contra-ataque. E foi assim que o primeiro golo foi construído. Manu, ex 1.º de Agosto, agora transferido para a Estrela da Amadora de Portugal, numa arrancada rápida deixou a equipa zambiana para trás e só foi parado na grande área de forma ilegal. O árbitro assinalou penalti.

Haidara, chamado a cobrar, fê-lo da melhor maneira, mandando a bola para um lado e o guarda-redes para outro. 

Com o golo sofrido, a Selecção da Zâmbia perdeu-se no campo e, com isso, a equipa nacional foi em busca do segundo golo, desta feita por Simão Pedro, aos 31 minutos, depois de uma bela assistência de Manu.

Nesta altura, o seleccionador da Boyd Mulwanda almejava o intervalo para corrigir as falhas dos pupilos.

Na segunda parte, a equipa zambiana entrou forte no intuito de dar a volta ao resultado. O primeiro sinal do desejo foi dado pelo atacante Mandanji com um remate forte fora de área que o guarda-redes angolano Da Silva defendeu de forma apertada.

Nesta altura, fruto da pressão desenvolvida, a Zâmbia chegou ao golo por intermédio de Mwele, aos 75', depois de uma desatenção dos defesas centrais angolanos.

Apesar de sofrer o golo, os palanquinhas não mudaram a forma de jogar, ou seja, entregaram a iniciativa de jogo aos zambianos e, depois, saíram em contra-ataques velozes. Num dos esquemas tácticos, a receita deu certo outra vez. Manu recebeu a bola a meio-campo e partiu rápido, deixando para atrás o principal marcador, o lateral direito Mathews Banda. Sem oposição, assistiu Paizinho que rematou forte e a bola embateu no defesa zambiano Chando, fazendo, assim, o auto-golo aos 90+4 e elevando o marcador a favor dos angolanos.

Ao estar envolvido nos três golos da Selecção de Angola, o médio ofensivo Manu foi considerado pela organização do torneio o homem do jogo (Man of the Match). O atleta foi o verdadeiro carrasco para a defesa zambiana. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto