Desporto

Taça COSAFA: Angola pode garantir presença nas meias-finais

Pedro Augusto e Elsa Arroz

A Selecção Nacional feminina de futebol pode garantir, hoje, presença nas meias-finais da 11ª edição da Taça COSAFA Hollywoodbets 2023, caso vença a congénere da Zâmbia, em desafio da segunda jornada do Grupo B. O jogo está agendado para as 11h00, no Estádio Dobsonville, em Joanesburgo, África do Sul.

08/10/2023  Última atualização 09H20
Angolanas jogam motivadas após goleada (5-0) sobre as comorianas na primeira ronda © Fotografia por: DR

Vitoriosa no jogo de estreia, goleou as Ilhas Comores por 5-0, Angola terá um teste difícil, pois, vai defrontar a campeã regional em título, selecção que está obrigada a vencer, em face ao empate (0-0) na ronda inaugural com as moçambicanas. 

O seleccionador Sousa Garcia sabe da importância do jogo com as zambianas. Por isso, preparou a equipa para enfrentar, sem sobressaltos, o adversário. A influente Arminda Lopes "Ary Papel” está integrada no grupo de trabalho desde sexta-feira. A jogadora, que recuperou da lesão, pode ser opção para o duelo com as zambianas.

Mas, para que Angola garanta a presença nas "meias” não bastará apenas vencer a Selecção da Zâmbia. As Welwitschias têm de aguardar por um percalço de Moçambique no duelo com as Ilhas Comores. Ou seja, na eventualidade das moçambicanas derrotarem as comorianas, somarão quatro pontos, que as deixaria em perfeitas condições para seguir em frente, pois, na última jornada defrontam as angolanas. Nesse caso, uma vitória sobre as Welwitschias terminariam a fase de grupos na primeira posição com sete pontos.

Sousa Garcia tem noção do quão difícil será defrontar a mundialista e campeã da COSAFA. Porém, o seleccionador angolano diz que o grupo às suas ordens não teme o adversário e tudo vai fazer no sentido de a Selecção Nacional garantir os 3 pontos. A vitória sobre as Comores na estreia elevou o estado anímico do grupo. Isso ficou patente nas sessões de treino realizadas sexta-feira e ontem, no Wits University Football Club e no Marks Park Sport Club, em Joanesburgo. 

Com o trabalho feito, o seleccionador nacional promete apresentar um "onze” inicial forte, que jogue bem para alcançar a vitória, pois a meta é conquistar a segunda vitória na competição. Por esse motivo, Sousa Garcia lançou a pressão para o lado das campeãs em título e espera que, à semelhança do primeiro desafio, as Welwitschias estejam com o "pé quente” e consistentes no sector defensivo.

Moçambique vs Comores

A segunda jornada do grupo encerra com o jogo entre as selecções de Moçambique e das Ilhas Comores, às 14h30, no mesmo estádio. As moçambicanas, que auguram marcar presença nas meias-finais, são favoritas à vitória.

"Queremos orgulhar a Nação”

Sousa Garcia, seleccionador nacional feminino de futebol, garantiu ontem, ao Jornal de Angola, que as Welwitschias podem surpreender as zambianas no desafio de hoje, às 11h00, no Estádio Dobsonville, em Joanesburgo, África do Sul, para a segunda jornada do Grupo B da 11ª edição da Taça COSAFA Hollywoodbets 2023, embora reconheça tratar-se de uma partida com elevado grau de dificuldades pelo facto de o adversário ser a campeã em título.

"Desde o sorteio, sabíamos que não teríamos uma tarefa fácil pelo caminho.  Antevejo um jogo difícil, por tratar-se da detentora do título e pelo facto de estar melhor posicionada no Ranking da FIFA e uma das melhores selecções de África. Nada é impossível, Angola pode surpreender durante os 90 minutos, queremos orgulhar a Nação", sublinhou.

Depois da vitória "gorda" na primeira jornada frente às Ilhas Comores por 5-0, o conjunto angolano encontra-se bastante motivado e espera vencer para garantir presença nas meias-finais.

"Em termos de motivação, a equipa está boa, fruto da vitória no primeiro jogo. Estamos cientes que é um jogo de tudo ou nada. Queremos vencer e garantir presença nas meias-finais", referiu.

Relativamente aos falhanços cometidos diante das Comores, Sousa Garcia referiu que o grupo trabalhou durante dois dias na correcção desses aspectos.

"Nos treinos de sexta e hoje (ontem), trabalhámos na questão da finalização, visto que no primeiro jogo tínhamos tudo para ampliar o resultado. Conversei com as atletas, procurei prepará-las a nível técnico-táctico e o lado psicológico para defrontar a Zâmbia. Daremos o nosso máximo", disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto