Política

Téte António defende estudo das línguas nacionais no país

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, defendeu, ontem, em Luanda, as iniciativas levadas a cabo por Angola ligadas ao estudo das línguas nacionais em convivência com a língua oficial portuguesa.

11/05/2024  Última atualização 10H15
Chefe da diplomacia defende diversidade linguística e cultural © Fotografia por: DR

Téte António falava durante a cerimónia de enceramento da 5.ª edição das celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O responsável sublinhou que, na  Constituição da República, a língua portuguesa é reconhecida como uma das línguas nacionais de Angola, em pé de igualdade com as várias línguas nacionais coexistentes no vasto e diversificado espaço sócio-cultural angolano.

Com isso, o chefe da diplomacia angolana demonstrou o compromisso do país com a diversidade linguística e cultural, assim como a promoção da coesão social e do respeito pela pluralidade étnica e linguística do país.

No que diz respeito à promoção da língua portuguesa e da cultura da CPLP, o ministro referiu que a República de Angola tem assumido os seus compromissos desde 17 de Julho de 1996, data da Constituição desta Comunidade que, de acordo com o governante, une todos os falantes por via da língua portuguesa.

Prova deste facto, continuou, é que durante a última presidência rotativa da CPLP entre os anos de 2021 e 2023, a República de Angola dinamizou, por via da rede diplomática global em todas as capitais onde possui representações diplomáticas ou consulares, o dia 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP, bem como transformou Luanda na capital da cultura e da língua portuguesa.

Na ocasião, Téte António felicitou as vencedoras do Prémio de Escrita Criativa da CPLP e, por conseguinte, fez um apelo para que estas jornadas anuais continuem a ser realizadas com grande interesse e relevância, a nível nacional, com a participação dos habituais parceiros, sociedade civil e outros intervenientes.

No evento, que decorreu na escola São José de Cluny, em Luanda, participou a ministra da Educação, Luísa Maria Alves Grilo, e diplomatas acreditados em Angola.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é celebrado a 5 de Maio. A data foi estabelecida como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a 20 de Julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde.

Posteriormente, em 25 de Novembro de 2019, a data foi instituída pela UNESCO como Dia Mundial, tornando a língua portuguesa a primeira no mundo a ter uma data oficial reconhecida pelo órgão da ONU.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política