Desporto

Tony Cabaça e Mingo Bile transmitem experiências

Jorge Neto

Jornalista

O regresso do experiente guarda-redes Tony Cabaça e a continuidade do médio/lateral direito Mingo Bile ao plantel do 1.º de Agosto conferem maior experiência ao conjunto militar no sector defensivo, tendo em vista a época que se avizinha.

20/08/2024  Última atualização 08H27
Os dois veteranos vão orientar os mais jovens no plantel às ordens de Filipe Nzanza © Fotografia por: DR
Os dois jogadores fazem parte da história do clube na conquista do tetracampeonato e da disputa da meia-final da Liga dos Clubes Campeões Africanos, em 2018, onde foram eliminados pelo Esperance de Tunis, da Tunísia, de forma polémica.

Tony Cabaça e Mingo Bile treinam às ordens de Filipe Nzanza. No entanto, o Jornal de Angola desconhece as condições contratuais que os ligam ao clube Central das Forças Armadas. 

Aos 38 anos, "o Rei dos penaltes", como também é conhecido Tony Cabaça, esteve na época passada (2024-25) entre o Isaac de Benguela e o Wiliete Sport Clube de Benguela. Em relação à Mingo Bile, 37 anos, será a segunda época consecutiva do lateral direito ao serviço do clube, após o regresso do Desportivo da Huíla.

Os dois veteranos vão cumprir a 14.ª época ao serviço do 1.º de Agosto, onde terão a responsabilidade de passar a experiência a um plantel composto na sua maioria por jovens, onde muitos deles, vão disputar o Campeonato Nacional da I Divisão pela primeira vez.

Em relação à pré-época, o conjunto rubro-negro prevê disputar mais dois amistosos nesta semana, depois de defrontar o Misto do Exército e o Luanda City. No primeiro amistoso, venceu a turma militar por 6-0 e no segundo derrotou os luandenses por 4-0, no sábado passado.

Para contrariar as vicissitudes, a direcção do clube, presidida por Gouveia de Sá Miranda, continua às negociações com Beaudrick Ungenda "Bobó", capitão da equipa nas últimas épocas. O jogador está a treinar em França e é uma das prioridades da equipa técnica.

Existem indicativos positivos de que o defesa-central regressará ao clube. No entanto, Bobó ainda não escalou o país para participar da pré-época, que decorre na quarta semana.

O Jornal de Angola apurou que alguns jogadores zambianos estão a fazer testes no conjunto militar e em caso de agradarem a equipa técnica, poderão vestir a camisola do 1.º de Agosto.

O médio Cuca, que representou o Desportivo da Lunda-Sul na época passada, interessa os rubro e negros, depois de terminar o vinculo com os diamantíferos. Neste momento, é um jogador livre e apontado como uma alternativa ao congolês Merveille Kikasa na zona criativa intermédia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto