Política

Touadéra enaltece empenho do Presidente João Lourenço para a paz na RCA

O Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, enalteceu a implementação do Acordo Político para a Paz e Reconciliação na RCA e o Roteiro Conjunto de Luanda para a Pacificação daquele país.

12/09/2024  Última atualização 07H57
Embaixador Miguel Bembe encabeçou a delegação angolana no encontro realizado em Bangui © Fotografia por: DR
Touadéra louvou o papel desempenhado nesse processo pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enquanto Presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

O Chefe de Estado da RCA fez estes pronunciamentos quando recebia os chefes das delegaçãoes dos Estados-membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana(CPS), ontem, em Bangui. O embaixador Miguel Bembe representou Angola no encontro.

O líder da RCA deu a conhecer que o seu país realizará, em 2025, as primeiras eleições municipais/locais e solicitou o apoio logístico e financeiro da União Africana.

A audiência marcou o encerramento da agenda da Missão de Campo do Conselho de Paz e Segurança da União Africana à RCA, iniciada na segunda-feira.

Um dos objectivos da missão foi manifestar o apreço pelos progressos significativos do Governo na promoção da paz e segurança e encorajar os civis a entregar voluntariamente as armas, sem medo de prisão ou processos judiciais.

Um comunicado refere que a missão está inserida na comemoração do Mês da Amnistia em África.

A data da celebração foi declarada durante a 29ª Sessão Ordinária da Conferência da União Africana, realizada nos dias 3 e 4 de Julho de 2017, em Adis Abeba, Etiópia, para promover a entrega e recolha de armas ligeiras e de pequeno calibre (ALPC) ilícitas, sob anonimato e imunidade contra processos judiciais.

A efeméride foi comemorada, pela primeira vez em 2022, em Lomé, Togo. Maputo acolheu o evento em 2023.

O embaixador Miguel Bembe realçou a contribuição de Angola para o levantamento do embargo sobre o fornecimento de armas imposto à RCA pela ONU e a relevância da 1221ª Reunião do CPS, dedicada à situação naquele país, ocorrida no dia 11 de Julho último, no âmbito da presidência rotativa de Angola.

Miguel Bembe reconheceu os esforços das autoridades da RCA na aplicação do Acordo Político para a Paz e a Reconciliação e  do Roteiro Conjunto de Luanda.

Estes esforços permitiram a reintegração de mais de três mil ex-combatentes, o desarmamento de 6 mil ex-militares e a entrega voluntária de armas por cerca de mil e quinhentos rebeldes.

O diplomata angolano reafirmou o compromisso de Angola em apoiar a União Africana nas diligências junto de parceiros internacionais para a obtenção de auxílio financeiro e logístico, visando a execução do Plano Nacional de Desenvolvimento da RCA no período 2024-2028, a fim de transformar o seu potencial numa realidade sustentável.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política