Mundo

União Africana apela ao fim imediato dos combates na cidade de El-Fasher

JA Online

A União Africana (UA) apelou, terça-feira, ao fim imediato dos combates na cidade sudanesa de El-Fasher, onde a escalada do conflito, que dura há mais de um ano e meio, aumenta.

25/09/2024  Última atualização 16H43
União Africana apela ao fim imediato dos combates na cidade de El-Fasher © Fotografia por: DR

O presidente da comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, "apela à cessação imediata dos combates dentro e fora de El-Fasher", detalha um comunicado, citado pela Lusa.

Nesta metrópole de dois milhões de habitantes, a única capital dos cinco Estados do Darfur que não está nas mãos dos paramilitares Forças de Apoio Rápido (RSF), "centenas de milhares de civis" estão ameaçados por uma violência maciça, advertiram as Nações Unidas na semana passada.

Os paramilitares lançaram uma ofensiva no fim-de-semana, após meses de cerco, refere a mesma fonte.

Segundo Faki Mahamat, "não pode haver uma solução militar para a crise no Sudão" e os combates "apenas prolongam o sofrimento do povo sudanês".

Por sua vez, o secretário-geral da ONU, António Guterres, mostrou "grande preocupação" com as notícias da ofensiva "em grande escala" das RSF e instou o general Daglo a "actuar de forma responsável e a dar imediatamente ordem para parar o ataque".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo