Regiões

Uso de drogas por jovens preocupa as autoridades

Maximiano Filipe|Benguela

Jornalista

A coordenadora provincial do Instituto Nacional de Luta Contra as Drogas (INALUD) em Benguela informou, sábado, que a instituição está a desenvolver um amplo trabalho de sensibilização, junto dos adolescentes e jovens, para mitigar o crescente número de usuários de drogas na província.

02/06/2024  Última atualização 11H20
Vice-governador para as Infra-Estruturas, Adilson Gonçalves © Fotografia por: Edições Novembro

Engrácia Cunha disse, por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco, assinalado sexta-feira, 31, que o combate a este mal requer a participação de toda a sociedade.

Na qualidade de especialista em aconselhamento, a coordenadora disse que é cada vez mais visível o crescente número de adolescentes e jovens a fazerem o consumo excessivo de drogas leves e pesadas.

Devido aos números elevados de usuários, realçou, a instituição realizou, no mês de Fevereiro deste ano, um encontro metodológico nacional, no qual abordou as diversas razões que levam esta franja da sociedade a enveredar pelo consumo de drogas.

Entre os municípios com o maior número de casos constam os do Lobito, Baía Farta, Bocoio e sede da província (Benguela). Para a coordenadora, o Dia Mundial Sem Tabaco deve servir de profunda reflexão por parte das famílias, no sentido de se combater este fenómeno, que tanto prejudica o desenvolvimento das novas gerações.


Consumidores

A coordenadora geral do INALUD disse que, em relação ao consumo de tabaco, existem dois tipos de consumidores, os fumadores activos, que fazem o uso constante deste produto, e os passivos, geralmente crianças e mulheres, vítimas deste fenómeno.

Em Benguela, frisou, foi criada uma comissão multissectorial, que integra a Direcção Nacional da Saúde Pública, quadros da Organização Mundial da Saúde e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o objectivo de mitigar os vários problemas.

A referida comissão, avançou, está também a desenvolver um trabalho mais aprofundado, junto das comunidades, sobre cuidados preventivos de saúde e de forma específica para o combate à tuberculose.

 

Reforço

O vice-governador para as Infra-Estruturas de Benguela, Adilson Gonçalves, anunciou que o governo local vai continuar a reforçar as condições médicas e medicamentosas nas unidades sanitárias da província, no sentido de garantir uma saúde de qualidade às populações.

De forma específica, referiu, o governo de Benguela tem trabalhado na expansão de novos centros de protecção dos adolescentes e jovens, que padecem de doenças resultantes da dependência.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões