Desporto

Vencedores da Taça são conhecidos em festival

Armindo Pereira

Jornalista

Os vencedores da 9.ª edição da Taça Embaixador de Taekwondo, em ambos os sexos, promovida pela Embaixada da Coreia do Sul, são conhecidos hoje, às 16h00, no Centro de Conferências de Belas, durante o festival que junta desporto e cultura.

24/09/2024  Última atualização 10H00
Evento conta com a presença dos melhores lutadores © Fotografia por: Dome Semedo | Edições Novembro

A competição foi disputada  no domingo, no Centro Cultural Paz Flor, juntou 40 atletas das províncias do Huambo, Luanda, Moxico, Huíla e Benguela. Um dos momentos mais altos será a apresentação dos melhores lutadores de taekwondo do mundo, de nacionalidade sul-coreana.

Trata-se da equipa proveniente da sede mundial da modalidade, na sigla KUKKIWON. A equipa dos renomados praticantes vai fazer uma apresentação yeon (conexão), uma peça de arte marcial, que incorpora o significado de criar diversas conexões, onde diferentes culturas e ideologias se comunicam entre si.

A outra parte vai contar com a entrada em palco das cantoras Kimi, Henny e o músico Handong que vão interpretar duas músicas cada um. Em declarações à imprensa, o embaixador da Coreia do Sul em Angola, Choi Kwang-jin, enalteceu o sucesso da 9.ª edição da Taça Embaixador de Taekwondo. Durante o evento, o diplomata destacou o progresso significativo dos praticantes angolanos, fruto de oito anos de dedicação e esforço.

"O taekwondo é um desporto global, praticado em 232 países, e reconhecido como modalidade olímpica. Esta arte marcial começa e termina com cortesia, que é o princípio mais importante na construção de um corpo forte e no uso dessas habilidades para o bem e a justiça”, declarou Kwang-jin, sublinhando o papel da modalidade na promoção da paz e da prosperidade global.

O embaixador também ressaltou a evolução dos atletas angolanos ao longo do tempo, lembrando a  presença numa competição anterior, realizada em Benguela, em Agosto último, onde se emocionou com o progresso técnico dos lutadores.

 "Não pude conter minha alegria ao ver o quanto os praticantes angolanos melhoraram dia após dia”, afirmou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto