Sociedade

Vendedores e clientes ignoram uso de máscara

As vendedoras e clientes dos mercados informais, no município do Dande (Bengo), continuam a desrespeitar as orientações sanitárias sobre o uso obrigatório da máscara.

29/03/2021  Última atualização 14H24
Município do Dande © Fotografia por: DR
Constata-se que, apesar de todos terem a máscara de protecção, poucos são os que usam-nas,  desobedecendo o Decreto Presidencial sobre a o Estado de Calamidade pública, não obstante as repetidas informações das autoridades sanitárias e policiais da província.  Marinela Matos, jovem vendedora, alega que não usa a máscara por dificultar a respiração, mas garante que tem sempre uma consigo nos dias em que sai de casa.

Disse que conhece os riscos e as consequências do não uso da máscara, mas aconselha sempre aos filhos a usarem porque são mais vulneráveis. Quando o abordamos, João Chissingui tinha  a máscara no bolso, Eduardo Tchimbandongo tinha-o colocado debaixo do queixo, enquanto Josefina João não tinha a máscara.  Os três sabem das consequências: o pagamento de multa se forem surpreendidos pela Polícia e o risco de serem contagiados.

Motoristas
O uso de máscaras pelos condutores no interior das viaturas é notório no troço Caxito/Luanda e vice-versa.  Martinho Fernando Mateus, agente regulador de trânsito, confirmou que, de facto, " os automobilistas estão a cumprir com as orientações sanitárias, mas há sempre um ou outro que, alegando cansaço e sufoco, não cumpre”.
Indica que têm realizado trabalho de sensibilização e informação junto da comunidade, sobre as medidas preventivas contra a Covid-19, porque "a polícia não sai à rua apenas para punir, mas também para educar.

Pedro Bica | Caxito

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade