Mundo

Venezuela: CNE ratifica Maduro como Presidente reeleito

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela ratificou, sexta-feira, o Presidente Nicolás Maduro como vencedor das eleições presidenciais de domingo, com 51,95% dos votos, num processo considerado fraudulento pela oposição e parte da comunidade internacional.

03/08/2024  Última atualização 09H04
Nicolás Maduro obteve 51,95% dos votos válidos © Fotografia por: DR
O anúncio foi feito em Caracas pelo presidente do CNE, Elvis Amoroso, em conferência de imprensa sem direito a perguntas, depois de os Estados Unidos e alguns países latino-americanos apontarem o candidato da oposição, Edmundo Gonzalez Urrutia, como Presidente eleito.

Segundo o CNE, Maduro foi reeleito com 6.408.844 votos, 51,95% do total, ficando em segundo lugar o principal candidato opositor, González Urrutia, com 5.326.104 votos, 43,18%. No segundo boletim informativo sobre o processo eleitoral, o CNE afirma que nas presidenciais de domingo houve 12.335.884 votos válidos. O candidato Luís Martínez obteve 152.360 votos (1,24%) e os restantes ficaram todos abaixo de 1%.

Elvis Amoro alegou que ataques informáticos, provenientes do estrangeiro, contra a infra-estrutura tecnológica do Poder Eleitoral e das principais empresas de telecomunicações do Estado atrasaram a transmissão das actas e o processo de emissão de resultados.

O organismo eleitoral argumentou que tinha sofrido um ataque informático, o que não o impediu, no entanto, de atribuir a Maduro uma "vitória irreversível” no domingo à noite, no primeiro e único boletim informativo oficial emitido até ao fecho desta edição.

A oposição venezuelana reivindicou a vitória nas presidenciais, com 70% dos votos para Gonzalez Urrutia, com a líder opositora María Corina Machado a recusar reconhecer os resultados oficiais, com base em actas na posse da coligação da oposição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo