Economia

Vietname identifica várias áreas para investimentos em Malanje

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

O Vietname está interessado em investir em Angola, nos sectores da Agricultura, Pecuária e Pescas, Construção Civil, Indústria, Exploração Mineira, entre outros.

20/04/2024  Última atualização 12H31
O vice-governador Franco Mufinda recebeu algumas ofertas do visitante para doação a famílias locais © Fotografia por: Venâncio Victor| Edições Novembro
Esta pretensão foi manifestada, ontem, na cidade de Malanje, pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Vietname, em Angola.

Duong Chinh Chuc visitou Malanje, onde inteirou-se do potencial local. A oportunidade serviu também para o diplomata reiterar a continuidade do reforço da cooperação entre os países.

Realçou que as instalações industriais de Malanje, em particular a usina hidroeléctrica de Capanda, fábricas, minas de diamantes, terras e metais raros, desempenham um papel crucial na economia de Angola.

"Independentemente disso, a província de Malanje, sendo um ponto de ligação ferroviária com Luanda, constitui um  centro  vital de transporte e uma placa giratória e comercial de Angola”, adiantou.

Segundo o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República do Vietname, em Angola, Duong Chinh Chuc, Malanje está também privilegiada porque é atravessada por grandes rios, com realce para o Kwanza,  Lui, Luando e Luare, que fornecem uma variedade de peixes não apenas para Malanje, como também para outras áreas circundantes.

"Ao longo da viagem até Malanje e após algumas horas na cidade de Malanje, ficou evidente que esta é, realmente, uma região de muitos recursos a nível de Angola”, disse.

O embaixador considerou, igualmente, a província um centro agrícola e com uma variedade de produtos como mandioca, batata-doce, feijão, girassol, diversos tipos de vegetais, para além de um leque de animais de criação para a produção de carne e leite. Destacou cabras, porcos, ovelhas e galinhas, ao que se lhe deu a ver, animais muito familiares para os vietnamitas.

Fez saber também que a província de Malanje é conhecida pela beleza natural excepcional, incluindo as famosas Quedas de Calandula e a região das Pedras Negras de Pungo a Ndongo.

Segurança alimentar

Duong Chinh Chuc realçou que nos encontros mantidos com os líderes do governo e com departamentos ministeriais, reconhece-se que Malanje desempenha um papel importante na garantia da segurança alimentar e no desenvolvimento sócio-económico de Angola.

"Uma região com tantos pontos fortes e, certamente, continuará a prosperar no futuro e também é um local adequado para as províncias do Vietname estabelecerem relações de cooperação”, referiu.

Indicou que o seu país pode trazer negócios para Malanje se for tido em conta que a República do Vietname possui empresas nesta província  especificamente e de uma forma geral por Angola.

"A Embaixada e eu, em meu nome próprio, esperamos que, juntamente, com as autoridades provinciais, criem-se oportunidades para as empresas vietnamitas. Porém, estamos prontos para  considerar, conectar e apoiar se a província propuser intercâmbios ou cooperação”, acentuou Duong Chinh Chuc.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia