Sociedade

Zango vai receber mais água potável

Helma Reis

Jornalista

Mais dois Centros de Distribuição (CD) de água potável para o distrito urbano do Zango, município de Viana, vão entrar em actividade nos próximos tempos, no âmbito do projecto “Quilonga Grande”, para o reforço do abastecimento e a redução do défice existente, adiantou, ao Jornal de Angola, o director do projecto.

15/08/2024  Última atualização 10H21
© Fotografia por: Direitos reservados

Edmundo Frederico esclareceu que "Quilonga Grande” é parte do Sistema 5 que visa beneficiar cinco milhões de habitantes dos municípios de Viana, Cacuaco e Icolo e Bengo.

A água potável distribuída ao distrito urbano do Zango provém, maioritariamente, da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Zango, por via de dois CD, localizados no Zango 3 e na Centralidade Zango 8.000, respectivamente. As urbanizações Vida Pacífica e Zango 0 recebem água potável do CD do Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana.

"Quilonga Grande” engloba captação, tratamento, adução e distribuição de água potável com uma produção nominal de 518 mil metros cúbicos de água por dia. O projecto prevê um sistema de armazenamento de 185 mil metros cúbicos de água e vai estar incorporado aos CD de Cacuaco 2, Zango, Novo Aeroporto, Km-30,Capalanga, Bom Jesus e PIV.

O engenheiro da EPAL aproveitou a ocasião para mencionar um outro projecto, denominado "Proágua”, que vai dar origem à montagem de três ETA compactas, cada uma com capacidade para 22 mil metros cúbicos de água/dia.

Segundo Edmundo Frederico, o projecto "Proágua”, vai reforçar a capacidade operacional da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL), para o aumento da produção do sistema existente, melhoria da rede de distribuição de água e o funcionamento com a redução de perdas da rede, associada à melhoria operacional da gestão de clientes.

Edmundo Frederico reconheceu que o abastecimento de água ao distrito urbano do Zango precisa de melhorias. Lembrou que aquela circunscrição registou um crescimento populacional exponencial, com o surgimento de novas urbanizações, antes do processo de dimensionamento da ETA de Calumbo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade