Mundo

Zuma acusa Ramaphosa de desrespeito à justiça

O ex-Presidente sul-africano Jacob Zuma acusou, na quinta-feira, o seu sucessor, Cyril Ramaphosa, de "desrespeitar" a Justiça. Zuma, de 81 anos, falava após comparecer no Tribunal Superior de Gauteng, em Joanesburgo, que adiou para 6 de Agosto uma decisão sobre a acção judicial particular, que interpôs desde o ano passado contra o actual Chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa.

13/04/2024  Última atualização 11H05
Jacob Zuma foi Presidente da África do Sul entre 2008 e 2018 © Fotografia por: DR

Zuma recorreu ao tribunal em Joanesburgo, a capital económica do país, após acusar o Presidente da República de não ter agido quando o informou sobre uma suposta má conduta do procurador público Billy Downer, que pretende afastar do processo judicial público que enfrenta há 20 anos no caso de suborno e alegada corrupção pública na compra de armamento em 1999 pela África do Sul democrática pós-'apartheid' quando era Vice-Presidente da República.

O ex-Presidente sul-africano, que assumiu recentemente a sua dissidência do antigo movimento nacionalista africano, no qual militou desde os anos 1960, preconizou que no próximo mês de Agosto o MKP "estará no comando da nação". Sobre a recente decisão da Comissão Eleitoral Independente (IEC, na sigla em inglês) de desqualificar a sua candidatura, posteriormente revertida pelo tribunal eleitoral, Zuma questionou: "Desde quando é que o IEC se imiscui na política?". E salientou que "o papel da comissão eleitoral é ajudar os cidadãos a votar. "Quem será o próximo Presidente da nação não é da conta da Comissão Eleitoral", frisou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo