Opinião

O caminino e a zungueira

Pereira Dinis

Na Sanzala dos Parentes Mais Pobres, nas últimas horas tem acontecido coisas que só visto.

28/04/2024  Última atualização 08H06

Ontem, como contou o Wacodiua na sentada que se realizou na Placa 007, um caminino – jovem da cidade – falou para a desgraçada de uma zungueira que procurava, com todo o sacrifício, o pão para os filhos, que ela é vendedora do 25 de Abril.

A desgraçada, segundo o Wacodiua, como está habituada com a falta de respeito, que, infelizmente, começa por aqueles que deviam dar o exemplo de boa educação e respeito pelas mulheres que lutam pelobem estar das suas famílias, os tais que mandam na Sanzala dos Parentes Mais Pobres, agradeceu as palavras e disse ao caminino: "Vai com Deus”.

Como conversa chama conversa, o Man Fobado, que estava também na sentada, começou a contar as conversas que a Mana Cigarro teve na Sanzala dos Parentes Mais Pobres.

Man Fobado, que na semana passada balou - lutou/brigou - com o Dianzala, porque estavam a dizer que este está a agitar as zungueiras a subir os preços da comida - entenda-se, produtos básicos - quando na verdade todos os mortais sabem, de cor e salteado, que os preços sobem de quando em vez, senão mesmo todos os dias, nas praças da Sanzala dos Parentes Mais Pobres, sem que os mais velhos façam o favor de pelo menos irem ao encontro dos sanzaleiros e explicarem as razões da subida do panquê, o que não seria pecado para quem ama a sua Sanzala e o seu povo.

Wacodiua, que diz que a liberdade de expressão na Sanzala dos Parentes Mais Pobres é um exemplo que deve ser seguido na Kimbi, nas ruelas, nos becos e em outras partes do continente, disse que ouviu, alto e  bom som, da boca do Man Fobado, que a Mana Cigarro disse que a subida do preço da ficha das quitandeiras que paiam – vendem - nas praças vai mexer com os bolsos de todos.Há quem não gostou, e, por portas e travessas, mandaram-lhe fechar a boquinha. E quando tiver que abrir que seja só para aldrabar todos que gostam de lhe ouvir a falar.

É assim que o Dianzala, perante os presentes na sentada, exclamou: "É mentira!”

Mas é a verdade verdadeira.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião