Cultura

A figura da mulher nas obras de Luís Mendonça e João Miranda

O ensaísta Joaquim Martinho anima, hoje, às 16 horas, a habitual rubrica literária Maka à Quarta-feira, promovida pela União dos Escritores Angolanos, a ser acolhida na sua sede, em Luanda. O docente e pesquisador João Martinho leva a debate a figura da mulher a partir dos romances “O Reino das Casuarinas”, de José Luís Mendonça, e “Nova Evangelização, Precisa-se?”, da autoria de João Bernardo Miranda, ambos autores de referência da literatura angolana contemporânea.

10/04/2024  Última atualização 11H35
Professor Joaquim Martinho anima, hoje, a tertúlia literária © Fotografia por: DR

Segundo a organização, os escritores José Luís Mendonça e João Bernardo Miranda vão prestigiar a prelecção desta Maka à Quarta-feira, procedendo, igualmente, à venda e sessão de autógrafos das referidas obras.

Joaquim João Martinho nasceu em Luanda, no dia 18 de Setembro de 1975. Licenciado em Ensino da Língua Portuguesa pelo Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda (ISCED), mestre em Ciências da Educação pela UNISAL, Paraguai, e em Letras e Literatura (estudos comparados de literaturas de língua portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Joaquim João Martinho é docente das cadeiras de Introdução aos Estudos Literários e Teoria da Literatura no Departamento de Letras Modernas da Escola Superior Pedagógica do Bengo. O especialista é autor de vários artigos científicos publicados em revistas de especialidade no estrangeiro, além de ser colaborador do Jornal Angolano de Artes e Letras "CULTURA”, título da Edições Novembro.

A União dos Escritores Angolanos (UEA) é uma associação de utilidade pública, fundada aos 10 de Dezembro de 1975. Actualmente, tem como secretário-geral o poeta David Kapelenguela.

A UEA persegue, entre outros fins, promover a defesa da cultura angolana como património da nação, incentivar a criação literária dos seus membros, proporcionando-lhes condições favoráveis ao seu trabalho intelectual e à difusão das suas obras, bem como propiciar a revelação de novos escritores, orientando os seus esforços e dando-lhes o necessário apoio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura