Opinião

A vacina chinesa benefecia África e Angola

Gong Tao |*

Temos apenas um planeta, Terra, e apenas um único futuro compartilhado. Quer para enfrentar a crise actual, quer para construir dias melhores, precisamos de permanecer unidos e trabalhar em conjunto.

13/02/2021  Última atualização 08H15
O Presidente da China, Xi Jinping, prometeu solenemente que a China continuará a participar activamente na cooperação internacional no combate contra a Covid-19. A China está disposta a dar o seu melhor para oferecer a maior acessibilidade e disponibilidade das vacinas de Covid-19 nos países em desenvolvimento. A pedido da Organização Mundial da Saúde, a China decidiu fornecer 10 milhões de doses da vacina de Covid-19 para o "Plano COVAX", principalmente para as necessidades urgentes dos países em desenvolvimento, incluindo a África. Tendo em conta a profunda amizade entre a China e a África,a China faz a doação de vacinas de Covid-19 para os países africanos inclusive a Angola. A China apoia empresas nacionais e parceiros estrangeiros a proceder pesquisa e desenvolvimento de vacinas e produção cooperativa, e apoia as empresas relevantes na exportação de vacinas para os países que precisam urgentemente de vacinas, reconhecem as vacinas chinesas e autorizam o uso emergencial dessas vacinas. A China continuará a realizar a cooperação em vacinas com países relevantes de diferentes maneiras, fornecerá apoio e assistência dentro da sua capacidade, conforme necessário, e fará contribuições tangíveis para a vitória precoce sobre a pandemia e a construção da Comunidade de Saúde para a Humanidade!

A vacina de Covid-19 tornou-se uma necessidade urgente e uma escassez na luta actual contra a pandemia. Embora várias vacinas tenham sido lançadas, elas estão longe de serem suficientes para atender a demanda, especialmente nos países africanos. A situação actual de prevenção e controlo da pandemia ainda é grave. Aconteceu alguns casos isolados da Covid-19 na China, e o desenvolvimento económico também enfrenta riscos e desafios. A China tem uma população de 1400 milhões, com 14,65 milhões e 10,3 milhões de recém-nascidos em 2019 e 2020, respectivamente. O nosso próprio povo também enfrenta uma grande demanda por vacinas. Apesar disso, sendo um sincero parceiro dos amigos africanos, a China está disposta a fazer o seu melhor para  ajudá-los.

O combate contra a Covid-19 é a tarefa mais urgente para a comunidade internacional, a exigência para priorizar a importância das pessoas e as vidas, e o pré-requisito para a estabilização e reanimação da economia. Vamos aprofundar a solidariedade e a cooperação, e fortalecer o compartilhamento de informações e prevenção e controlo de Covid-19, obtendo a vitória final nesta luta global contra a Covid-19. Até agora, a China tem fornecido assistência a mais de 160 países e organizações internacionais, enviando 36 equipas de especialistas médicos a países necessitados e mantido um forte apoio e um envolvimento activo na cooperação internacional de vacinas. A China continuará a compartilhar a sua experiência com os outros países, fazer o seu melhor para ajudar os países e regiões, contribuindo para uma vitória iminente e completa sobre a pandemia em todo o mundo. A China sempre honra as suas palavras com acções concretas. De Luanda a Moxico, uniformes de protecção e máscaras cirúrgicas doadas pela China chegam frequentemente a vários lugares, e as doações anti-epidêmicas da China têm sido alvo de aplausos. A equipa médica chinesa viajou pela África para visitar as clínicas de isolamento da Covid-19. A doação de vacinas é mais uma medida importante que a China promove a distribuição justa de vacinas, estreita a cooperação internacional anti-epidêmica e implementa o conceito de Comunidade de Saúde para a Humanidade.

A China e Angola são parceiros e irmãos sinceros e confiáveis. Os dois países aderem à boa tradição de solidariedade e ajuda mútua. A amizade tem se fortalecido com o tempo. Diante a Covid-19, os dois países assistiram e ajudaram-se mutuamente no mesmo barco. Angola tem sempre tomado conta dos chineses que residem aqui e abrangem-nos no plano de vacinar a população. A China está disposta a fornecer apoio e assistência dentro da sua capacidade para derrotar conjuntamente a pandemia, promover o desenvolvimento comum e beneficiar o povo da China e de Angola. Esperamos que os países capacitados da comunidade internacional possam tomar acções activas para apoiar o "plano COVAX" com acções práticas, ajudar os países em desenvolvimento a obter vacinas em tempo hábil e fazer contribuições positivas para a comunidade internacional derrotar a pandemia.Caros amigos, 12 de Fevereiro é o primeiro dia do tradicional Ano Novo Chinês, e saudamos o início do Ano do Búfalo. O Búfalo simboliza trabalho árduo, perseverança, pioneirismo e benefício ao povo. Desejo a todos boa sorte no Ano Novo e vitória sobre a Covid-19. 
* Embaixador chinês

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião