Cultura

Abertas desde segunda-feira inscrições para concurso de literatura infantil

Gil Vieira

Jornalista

As inscrições para o concurso criativo de literatura infantil, designado “Yola Castro”, estão abertas desde segunda-feira e prolongam-se até dia 27 deste mês, informou, ontem, o coordenador da biblioteca Contr'Ignorância, Adilson Gonçalves.

10/04/2024  Última atualização 11H50
Prémio dedicado a Yola Castro terá apenas um livro vencedor © Fotografia por: DR

Segundo o responsável, podem participar do concurso cidadãos angolanos maiores de 18 anos de idade que sejam ou não autores de livros de literatura infantil publicados no mercado nacional.

Os autores, explicou, deverão escrever um livro de literatura a ser remetido à organização em formato digital, através do link https://forms.gle/n2z5XkgFXrLp1ijH7 ou  no formato impresso, durante os sábados, na sede da Biblioteca Contr´Ignorância, localizada no Rangel, bairro Marçal, em Luanda.

"Os textos habilitados no acto de inscrição vão ser avaliados e classificados segundo a originalidade e relevância, qualidade estética, literária e escrita do texto, impacto na sociedade, bem como a contribuição à cultura nacional", disse.

De acordo com Adilson Gonçalves, o prémio "Yola Castro" vai ter apenas um livro vencedor e o júri poderá atribuir até duas menções honrosas.

O manual vencedor do concurso, segundo ainda o interlocutor, vai ser premiado com um valor monetário de 200 mil kwanzas, publicação para posterior distribuição em bibliotecas e escolas e vai ser objecto de leitura no clube "O Berço”, da Biblioteca Contr´Ignorância.

O  concurso "Prémio Yola Castro” foi criado pela Biblioteca Contr´Ignorância com o objectivo de homenagear a professora, escritora, contadora de histórias, palestrante e consultora literária, Yola Castro, por todo o trabalho que tem desenvolvido em prol da educação e da cultura nacionais.

O objecto do prémio é seleccionar livros literários inéditos, na categoria de contos infanto-juvenis, de novos autores nacionais. Com esta seleção, a organização pretende impulsionar a escrita criativa literária, promover hábitos de leitura, bem como o lançamento de novos autores, sobretudo nas comunidades periféricas.

 Etapas do concurso

A execução do "Prémio Yola Castro” cumprirá as seguintes etapas: publicação do edital, ontem aconteceu a inscrição e envio dos manuais concorrentes que vai até 27 do mês em curso, selecção e organização dos escritos concorrentes, de 28 do corrente mês a 4 de Maio, avaliação e classificação dos livros concorrentes, de 5 de Maio a 18 de Maio, publicação dos nomeados, de 19 de Maio a 24 de Maio, a gala de premiação, 25 de Maio e publicação do livro vencedor e das menções honrosas, em data a anunciar.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura