Sociedade

Administração entrega meios a desfavorecidos

Avelino Umba|

A Administração Municipal de Cacuaco procedeu, ontem, à entrega de meios diversos à população desfavorecida dos quatro distritos e da comuna da Funda, no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza,

26/01/2021  Última atualização 10H18
Administração Municipal © Fotografia por: Edições Novembro
No acto, ocorrido defronte à Administração Municipal, orientado pelo seu titular, Auzílio Jacob, foram entregues sete motorizadas de três rodas para um grupo organizado de cinco indivíduos, 18 carrinhos de venda de lanches, 15 máquinas de costura, 15 cadeiras de rodas,  20 canadianas, 25 bancadas para venda ambulante, material de decoração, ferros de engomar, entre outros meios.

O soba de Kikolo, ausente no acto por razões de saúde, também beneficiou de uma motorizada. Belmiro Lopes, 9 anos, estudante da 1ª classe, residente no bairro dos Imbondeiros, e deficiente dos membros inferiores, recebeu das mãos de Auzílio Jacob  uma cadeira de rodas.

Belmiro Lopes mostrou-se bastante satisfeito com a entrega da cadeira de rodas. De poucas palavras, em companhia da mãe, disse ao Jornal de Angola que nunca teve uma cadeira de rodas, situação que lhe criava constrangimento para ir a escola.  
"Recorria à minha mãe para levar-me às costas, para ir e regressar da escola. Quando a mãe não estivesse em casa, arrastava-me para chegar à escola”, contou. 

 Manuel Pequente, 35 anos, futebolista paralímpico em  muletas, que já foi campeão africano e mundial, residente na comuna da Funda, é líder de um grupo de cinco jovens que vai gerir uma motorizada de três rodas. Garante que vai conservar bem o meio e tirar dele o ganha-pão para todo o grupo e a comunidade. 

 "A gestão vai ser feita por mim, farei a manutenção periódica para durar mais tempo. Não vai apenas beneficiar-nos, mas, também, boa parte da comunidade, pois, além de outros trabalhos que vai fazer, vai ajudar na recolha do lixo no bairro em que vivemos, logo nas  primeira horas da manhã e, depois, seguir-se-ão outras actividades”, prometeu.

Auzílio Jacob disse ter deixado a comunidade com o sentimento de um dever cumprido, na medida em que o apoio vai ajudar as  famílias vulneráveis.   "Fizemos um estudo para avaliarmos o nível social que as pessoas têm no município”, acrescentou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade