Regiões

Aldeias de Menongue ganham postos de saúde

As aldeias Abel e Satchakuisa, no município de Menongue, província do Cuando Cubango, contam, desde sexta-feira, com mais postos de saúde, construídos no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

04/02/2024  Última atualização 10H19
Unidade sanitária erguida no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios © Fotografia por: Edições Novembro

As unidades sanitárias, inauguradas pelo administrador municipal, José Ernesto da Silva, foram erguidas durante 24 meses e custaram aos cofres do Estado mais de 160 milhões de kwanzas cada.

A directora municipal da Saúde, Cecília Cassanha, disse, ao Jornal de Angola, que os postos de saúde contam, entre outros, com serviços de triagem, consultórios médicos, farmácia, sala de tratamento ambulatório e cada um tem capacidade para internar dois pacientes.

Cecília Cassanha explicou que, para assegurar o normal funcionamento dos postos de Saúde, foram mobilizados oito enfermeiros, sendo quatro para cada unidade sanitária, acrescentando que a população das aldeias Abel e Satchakuisa percorria longas distâncias à procura de serviços de saúde, na sede municipal, que dista a cerca de 20 quilómetros.

Na ocasião, o administrador municipal de Menongue, José Ernesto da Silva, apelou à população no sentido de cuidar bem as infra-estruturas sanitárias, para que possam servir as gerações vindouras.

Segundo José Ernesto da Silva, o posto de saúde da localidade Abel irá beneficiar mais de 14 mil cidadãos e o de Satchikuisa acima de sete mil.

O administrador de Menongue fez a entrega de medicamentos às referidas unidades sanitárias, bem como mais de 4,5 toneladas de sementes de trigo e arroz, 209 instrumentos de trabalhos, como catanas, enxadas e limas, aos agricultores das aldeias Abel e Satchikuisa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões