Regiões

Alunos abandonam as escolas para ajudar os pais nas lavras

José Chaves | Calussinga

Jornalista

Centenas de crianças, no município do Andulo, na província do Bié, abandonam a escola para acompanhar os pais às lavras, segundo o director municipal da Educação.

09/03/2021  Última atualização 11H12
Muitas crianças da região deixaram de aprender a ler e escrever © Fotografia por: DR
Fonseca Satula afirmou que a situação é preocupante, sobretudo em aldeias e povoações da circunscrição.
O responsável local da Educação disse que este absentismo provocado pelos pais, que preferem ocupar os filhos nas lavras, influencia, em certa medida, a ausência de professores nas escolas.
O director municipal da Educação salientou que a instituição que dirige tem estado a reforçar as acções de inspecção e controlo nas escolas, mas a actuação é limitada, uma vez que os casos envolvem as famílias das crianças.

Fonseca Satula pediu às autoridades tradicionais e religiosas no sentido de sensibilizarem os encarregados de educação para levarem as crianças à escola.
"O governo fez grandes investimentos para que as crianças aprendam a ler e a escrever",  referiu, acrescentando que os pais que, principalmente na época de cultivo, obrigam os filhos a exercer a actividade agrícola, para ajudar no sustento da família, em vez de os incentivar a frequentar a escola, devem ser aconselhados, para mudarem de comportamento.
Realçou que, para se in-verter o quadro, é necessário um abnegado comprometimento dos encarregados de educação e mais patriotismo dos professores e direcções de escola, que devem dialogar mais com os alunos e famílias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões