Política

Angola com registo de 428 mortes em 10 meses

Xavier António

Jornalista

Angola registou, ontem, mais três pessoas mortas em consequência da Covid-19, das quais duas na província do Huambo e uma no Uíge, perfazendo agora um total de 428 vítimas mortais em 10 meses.

16/01/2021  Última atualização 11H45
© Fotografia por: Paulo Mulaza| Edições Novembro
As vítimas mortais têm  47, 63 e 90 anos de idade. Com mais este registo, a província do Huambo soma agora 13 mortes e o Uíge igual número. Entretanto, Luanda lidera a estatística com um total de 296 óbitos.De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava na habitual sessão de actualização de dados da pandemia, nas últimas 24 horas, foram registados mais 66 novos casos positivos de Covid-19.

Franco Mufinda esclareceu que dos infectados, 34 são da província de Luanda, 10 do Huambo, sete de Benguela, seis do Zaire, quatro de Cabinda, dois do Uíge, igualmente número do Bié e um do Moxico.Das 66 novas infecções, 43 são do sexo masculino  e 23 do sexo feminino, com idades compreendidas entre um e 90 anos. Em função disso, o cumulativo de casos confirmados no país aumentou para 18.676 infectados, desde Março último.
112 recuperações
Ainda ontem, mais 112 pessoas foram dadas como recuperaradas, sendo 85 no Cuanza-Norte, 20 em Luanda, três no Cuanza-Sul, igual número no Bié e um no Zaire.As pessoas agora livres da doença, têm idades compreendidas entre sete a 76 anos. O total de recuperados até à data, subiu para 16.120. Há quase duas semanas, que o país tem vindo a registar um aumento exponencial de recuperações.

Há também a destacar um total de 2.131 casos activos, dos quais 13 em estado crítico, oito  graves, 83 moderados, 94 leves e 1.933 assintomáticos. Nas unidades de tratamento a nível do país estão internados 197 pessoas, menos uma em relação ao dia anterior.
Amostras processadas

Nas últimas 24 horas, foram processadas 1.685 amostras por RT-PCR, o que representa uma taxa de positividade de 3,4 por cento.No mesmo período, foram processadas 124 amostras por testes de diagnóstico rápido (antigénio), das quais nove positivas e 115 negativas. O cumulativo de amostras processadas é de 331.175, com uma taxa de positividade de 5,6 por cento.

Quanto às altas na quarentena institucional, segundo Franco Mufinda, foram dadas três, das quais duas na província do Bié e uma no  Namibe. A Equipa de Saúde Mental e Intervenção Psicossocial assistiu 44 pessoas através da Linha de Apoio Psicológico.Já o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu 77 chamadas e todas para pedido de informação sobre a pandemia.
Chegada de voos
No âmbito do repatriamento de cidadãos nacionais e estrangeiros residentes, chegam hoje ao país voos provenientes do Brasil, Portugal e África do Sul.De acordo com o Franco Mufinda, estão criadas todas as condições e espera-se a colaboração dos passageiros. "O êxito deste processo só será alcançado através do cumprimento da fila dos passageiros”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política