Política

“Angola deve aproveitar a experiência para se tornar baluarte da paz na SADC e no mundo”

Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Jornalista

José Nkai, um dos participantes da derradeira Batalha do Cuito Cuanavale, a 23 de Março de 1988, ocorrida no Triângulo do Tumpo, na província do Cuando Cubango, entre as forças das extintas FAPLA e da África do Sul racista, acredita que, com a experiência vivida por Angola, durante aquele sangrento conflito armado, coloca o país numa posição de baluarte da pacificação e da integridade dos povos da Região da SADC e quiçá do mundo.

26/03/2024  Última atualização 09H27
José Nkai defende estudo sobre a Batalha do Cuito Cuanavale © Fotografia por: DR

Em entrevista ao Jornal de Angola, por ocasião das comemorações do 36º aniversário do fim daquele sangrento conflito, que alterou o contexto sociopolítico da região, José Nkai, que foi empossado há dias ao cargo de vice-presidente do Fórum dos Combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale para o Legado Histórico e Social, disse que, quanto à geopolítica e estratégica, o país, como já tem vindo a fazer, deve continuar a advogar para a pacificação de vários países que ainda enfrentam conflitos armados, tanto no continente africano, como no mundo.

"Angola pode e deve aproveitar o fim do conflito armado e, principalmente, com a vitória da Batalha do Cuito Cuanavale que já remonta há 36 anos, para desempenhar o papel de pacificadora da região. Queremos acreditar que a experiência vivida durante aquele conflito armado, agora com o calar das armas, pode sim advogar para o fim de vários conflitos militares que ainda grassam a região”, frisou.

 
Protagonistas instados a escrever livros

Os participantes da guerra que assolou o Sul de Angola, até 23 de Março de 1988, e que levou à libertação da Região da SADC, devem, na opinião de José Nkai, contar os factos em livros para que a história daquele conflito sangrento seja transmitida com verdade às futuras gerações.

O vice-presidente do Fórum dos Combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale para o Legado Histórico e Social, José Nkai, que foi o primeiro a publicar um livro sobre a referida Batalha, frisou que a verdadeira essência do referido conflito armado está a ser deturpada por indivíduos que buscam apenas protagonismo.

"Se os angolanos dominam ou não o que se passou há 36 anos, no campo de batalha, na Região do Cuito Cuanavale e não só, eu responderia que não. Se calhar uma minoria, porque começou a se estragar a essência desta vitória, a partir de 2009 e 2010, altura em que se fez eco e cada um buscava um certo protagonismo. O MPLA diz que foi o fiel vencedor e, na verdade, é, com ajuda de cubanos e soviéticos. Mas, a UNITA, por sua vez, não aceita que houve vitória no campo militar, alegando que houve um empate técnico e que houve um acordo, por aí em adiante”, acrescentou.

Segundo José Nkai, essa divergência entre o MPLA e a UNITA pode confundir o povo, por não saber em quem acreditar, daí defender a necessidade de se constituir a história, através de várias versões, para melhor ser estudada.

"Eu defendo maior divulgação porque hoje é triste lembrar-se da Batalha do Cuito Cuanavale apenas em Março de cada ano. Também algumas academias interessadas podem contribuir para o conhecimento da essência e a verdadeira história”, defendeu José Nkai.

No sistema de ensino do país, como defendeu José Nkai, deve ser incluído trechos sobre a célebre Batalha do Cuito Cuanavale, tendo em consideração as múltiplas vantagens e benefícios que trouxe para os cidadãos da SADC.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política