Política

Angola e o Vietname com excelentes relações

Angola e o Vietname reconheceram, em Luanda, que o actual estado da cooperação político-diplomática entre os dois países é “considerado excelente”, havendo, contudo, a necessidade do incremento dos contactos de alto nível para o aprofundamento da concertação nos planos bilateral, regional e multilateral.

30/03/2024  Última atualização 08H22
Ministros Téte António e Nguyen Kim Son juntos no MIREX © Fotografia por: DR
Esta constatação foi manifestada, quinta-feira à noite, na sede da diplomacia angolana, durante um encontro de cortesia entre os ministros das Relações Exteriores, Téte António, e o da Educação e Formação da República Socialista do Vietname, Nguyen Kim Son.

O encontro entre os dois governantes realizou-se à margem da VII Sessão da Comissão Bilateral Angola-Vietname, organizada de 26 a 28 de Março, em Luanda, no âmbito da promoção das relações de amizade e fortalecimento da cooperação entre os dois países, na base de princípios do respeito, da igualdade e de benefícios mútuos.

Numa conversa de aproximadamente 45 minutos, os ministros Téte António e Nguyen Kim Son concordaram que Angola e o Vietname devem imprimir uma dinâmica diferente nas relações, por forma a evoluírem para a cooperação de complementaridade técnica, económica e produtiva, criando capacidade para atingir os mercados da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Nesta perspectiva, as duas entidades concordaram em tudo fazerem para a identificação, em conjunto, de acções e projectos a desenvolverem em sectores-chave de interesse comum e encorajaram as comunidades económicas a realizarem missões de prospecção, de forma a explorar plenamente as oportunidades oferecidas pelos dois países.

Angola e o Vietname têm interesse em estabelecer uma cooperação ambiciosa e frutuosa, nomeadamente, nos sectores do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Investimento, Transportes, Saúde, Petróleo e Gás, Turismo, Administração do Território, Arte e Cultura, Comunicação Social, Agricultura e Florestas, Comércio e Indústria, dentre outros.

No âmbito do Acordo de Cooperação nos domínios da Educação e Saúde, existem perto de 3000 médicos e professores vietnamitas a trabalharem em Angola, muitos em zonas recônditas. Esta força de trabalho tem vindo a colaborar com Angola desde 1980, altura em que foram celebrados os Acordos neste domínio.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MIREX), o fluxo migratório de cidadãos vietnamitas em Angola é bastante elevado. Calcula-se em 30 mil vietnamitas em todo o país, entre legais e ilegais, tendo nos últimos tempos registado tendências de crescimento. Grande parte desta comunidade dedica-se à construção civil.

O Vietname é um país situado no continente asiático e alcançou a Independência da França a 2 de Setembro de 1945. Ocupa uma extensão territorial de 331.689 Km2 e a população está estimada em 91.519.289 habitantes. A capital é Hanói.

Após um longo período de experiências económicas comunistas, assim como a redução dos subsídios que recebia da então União Soviética, em 1986, as autoridades vietnamitas introduziram reformas ao sistema económico do país, passando de uma economia planificada, tipicamente socialista, para uma economia de mercado.

Esta mudança fez com que as empresas estatais respondessem por apenas 40% do PIB. Entretanto, actualmente, a economia vietnamita é das que mais cresce no mundo, situando-se no 11.° lugar entre as mais robustas.

Para além da Organização das Nações Unidas, o Vietname é membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da Cooperação Económica da Ásia e do Pacífico (APEC), da Organização Mundial do Comércio (OMC), da Organização Internacional da Francofonia (OIF), entre outras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política