Política

Angola e Reino da Tailândia relançam laços de cooperação

Angola e o Reino da Tailândia relançaram, sexta-feira, em Banguecoque, capital daquele país asiático, as relações de cooperação político-diplomáticas, económicas e comerciais.

09/03/2024  Última atualização 09H50
Delegação angolana manteve encontro com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros tailandês © Fotografia por: DR

O relançamento da cooperação bilateral aconteceu na sequência da visita de trabalho ao Reino da Tailândia da secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, que se reuniu com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros tailandês, Sihasak Phuanketkeow.

Na ocasião, os responsáveis abordaram, igualmente, situações do âmbito regional e multilateral, com destaque para o engajamento de Angola nas questões referentes ao alcance da paz e segurança em África, na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o papel da Tailândia na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e a troca de apoio às candidaturas a nível das organizações internacionais.

Nesta perspectiva, Esmeralda Mendonça reiterou o interesse do país no investimento directo tailandês, nos mais variados domínios, entre os quais os da Agricultura, Saúde e Turismo.

A secretária de Estado do MIREX sublinhou que a assinatura dos instrumentos jurídicos em negociação, nomeadamente o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores de Angola e o dos Negócios Estrangeiros do Reino da Tailândia, o Projecto de Acordo de Supressão de Vistos em Passaportes Diplomáticos e de Serviço e o Projecto de Acordo Geral de Cooperação poderão garantir uma nova dinâmica nas referidas relações.

Por sua vez, a entidade tailandesa referenciou a disponibilidade do seu país para assinar o Memorando sobre Consultas Políticas com a maior brevidade possível.  Apelou, no entanto, para que Angola tenha a Tailândia como uma plataforma de entrada nos países da ASEAN.

Ainda neste contexto, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Tailândia aproveitou o momento para solicitar o apoio de Angola à candidatura do seu país ao Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas para o período 2025-2027, cujas eleições serão realizadas durante a 79ª Sessão da Assembleia-Geral da ONU, que acontece em Outubro deste ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política