Economia

Angola terá potencial para prover as refinarias

Angola terá produção suficiente de crude para alimentar as tês refinarias projectadas para Cabinda, Lobito e Soyo, bem como a expansão que resultar da optimização da de Luanda, declarou o presidente da Comissão Executiva (PCE) da Unidade de Negócios de Exploração e Produção (UNEP) da Sonangol.

19/04/2021  Última atualização 08H17
© Fotografia por: DR
Ricardo Van-Deste notou numa entrevista na edição de Março do "Pacaça”, uma publicação da Sonangol,  que a questão que se coloca, é que "essa produção poderá ter que ser comprada por essas refinarias a preços competitivos no mercado”.  Angola produz 1,2 milhões de barris dia, um volume que se espera que seja elevado com a entrada de novos campos  em operação.

A Refinaria de Cabinda terá capacidade de conversão de 60 mil barris de petróleo por dia e a do Soyo (Zaire) foi projectada para uma capacidade de produção de 100 mil barris de petróleo bruto por dia.
A Refinaria do Lobito, considerada como de alta conversão, terá uma capacidade prevista de 200 mil barris por dia e vai ocupar uma área de aproximadamente 150 hectares. No referido espaço, aguarda-se pela produção de gasolina sem chumbo, gasóleo, Jet (combustível para avi-ação), petróleo iluminante, enxofre e coque.

A refinaria de Luanda, em obras para sua modernização e optimização, terá capacidade de produção de gasolina de 450 mil toneladas por ano, contra as actuais 72 mil toneladas, após a conclusão da empreitada prevista para 2022.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia