Cultura

Angolana em processo criativo na Alemanha

A artista Lilianne Kiame encontra-se na cidade de Hamburgo, na Alemanha a participar durante cinco meses no programa de Residência Artística Art School Alliance, que tem pela primeira vez uma participação angolana.

11/04/2024  Última atualização 11H40
Seminário vai explorar a criatividade dos estudantes © Fotografia por: DR

O programa surge de uma parceria entre o Goethe-Institut Angola e a Universidade de Belas Artes de Hamburgo (HFBK) que tem o objectivo de intensificar as ligações e o intercâmbio entre instituições de arte, estudantes de arte e jovens artistas de todo o mundo.

Em Hamburgo desde o início desta semana, Lilianne Kiame nos próximos meses, terá a oportunidade de colaborar com estudantes e professores da Universidade de Belas Artes de Hamburgo durante o semestre de verão desse ano.

O curso é ministrado em seminários e Lilianne vai explorar, em conjunto com estudantes de todos os departamentos da universidade, um campo artístico e uma prática da sua eleição.

A selecção de Lilianne Kiame decorreu através de um edital para artistas angolanos lançado pelo Goethe-Institut Angola em Outubro de 2023, em que concorreram 29 candidatos. A artista é arquitecta de formação e participou na exposição colectiva "For a New Tomorrow" em Novembro de 2022.

Aberto desde 15 de Junho de 2009, o Goethe-Institut Angola foi o primeiro instituto alemão nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, cuja prioridade desde o início foi o trabalho de programação cultural. O Goethe-Institut Angola ao longo deste tempo tem desenvolvido trabalhos em parceria com várias instituições e profissionais angolanos do sector cultural.

Uma jovem multifacetada

Lilianne Kiame é uma artista, arquitecta e designer angolana que incluiu no seu trabalho pinturas, esculturas, instalações e design industrial. Participou no desenho do Pavilhão da Paz para a 1ª edição da Bienal de Luanda, "Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz”, organizado pela UNESCO, União Africana e o Governo de Angola.

Como artista teve a primeira exposição colectiva na Jahmek Contemporary em Luanda, intitulada "New Tomorrow”, ao lado de quatro artistas angolanos. Está a participar como ilustradora e designer na produção do filme "Hold Time for Me” de Fradique.

Ainda no campo artístico trabalhou na Geração 80, produtora de cinema, interessando-se em diversas etapas da produção e distribuição cinematográfica, bem como comunicação. Artista multifacetada contribuiu com uma escultura para a exposição performática no Fórum Humboldt em Berlim, intitulada "Chibinda Ilunga”.

Liliane é docente e nesta residência artística também leva esta experiência. Nesta condição, em 2018, leccionou no programa escolar de Inverno e Verão da Universidade da Cidade do Cabo e elaborou propostas para a exposição "Future Cape Town”, sob  a coordenação de Julian Cooke e Lucien le Grange.

Em Luanda participou de uma residência de Design do Creative Hub do Grupo Cipro, com propostas urbanas, no desenvolvimento de acabamentos de baixo custo e reciclados para o ambiente construído tendo como alvo a produção local.

Em 2022, Lilianne assumiu projectos na conservação da Reserva da Kissama através do ecoturismo e da educação. Ela também participou da pesquisa do projecto "Urban Colours” para a organização sem fins lucrativos  "Luganzi: Living Archive”, um arquivo digital gratuito de pesquisa e plataforma de publicação para artes, cultura e indústrias criativas angolanas. Liliiane colaborou com o colectivo feminista autónomo Ondjango, onde desenhou e ilustrou a 6ª edição publicada da revista anual feminista "TUBA!”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura