Mundo

Apresentado novo plano contra a desflorestação

O Governo brasileiro apresentou, ontem, um novo programa de combate à desflorestação da Amazónia, que oferece apoio financeiro aos municípios que aderirem a acções de protecção do bioma.

10/04/2024  Última atualização 10H25
© Fotografia por: DR

Segundo a Lusa, no lançamento do programa, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o problema da desflorestação da maior floresta tropical do Planeta não é do Governo, é de todo o Estado brasileiro, e responsabilidade de todos.

No entender de Lula da Silva, "para cuidar da maior reserva florestal do mundo, que está sob a guarda do Brasil”, é preciso "melhorar as condições financeiras das cidades, que precisam de ajuda para cuidar e ser parceiros na defesa da Amazónia”.

O Presidente brasileiro reiterou que todas as medidas de protecção ambiental devem levar em conta o aspecto social, especialmente em regiões como a Amazónia, onde vivem cerca de 25 milhões de pessoas. "Temos que defender as florestas, mas sabendo que ali mora um indígena, um pescador e um agricultor que precisa de condições para trabalhar e ter uma vida digna”, afirmou Lula da Silva.

Segundo informações divulgadas pelo Governo brasileiro, o programa lançado ontem tem um orçamento de 730 milhões de reais (135 milhões de euros), financiado pelo Fundo Amazónia, composto por doações de vários países e por outros mecanismos estatais.

As metas previstas para o programa até 2026 incluem a implementação de escritórios de governança, no primeiro ano do programa, nos 53 municípios prioritários que já declararam adesão, além de acções de regularização ambiental e fundiária em áreas públicas federais não destinadas (que ainda não foram destinadas à utilização pela sociedade).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo