Sociedade

Autoridades do Chitato elogiam admissão de auxiliares de limpeza

As autoridades do município do Chitato, província da Lunda-Norte, consideram que a contratação por via do concurso público excepcional de auxiliares de limpeza no sector da Educação vai contribuir significativamente para o reforço das medidas de prevenção e combate da pandemia da Covid-19 nas escolas.

18/01/2021  Última atualização 09H08
O director municipal da Educação do Chitato, Custódio Cauaia, considerou crucial a manutenção da higiene, nas instituições escolares © Fotografia por: João Gomes |Edições Novembro
Em declarações prestadas à imprensa, recentemente, o director municipal da Educação do Chitato, Custódio Cauaia, considerou crucial a manutenção da higiene nas instituições escolares no contexto da pandemia, atendendo a promoção da saúde preventiva no seio dos alunos, professores e demais utentes do recinto escolar.

Custódio Cauaia explicou  que as 400 vagas de auxiliares de limpeza atribuídas à província da Lunda-Norte, 58 encontram-se reservadas ao município do Chitato. Com este número, conforme indicou, as 32 escolas actualmente existentes e em funcionamento sob tutela da administração municipal do Chitato, vão ver melhorado o problema da higienização, principalmente em situação da pandemia.

O director municipal da Educação no Chitato referiu que a manutenção da limpeza nas escolas é um factor determinante para evitar a exposição ao risco de transmissão e propagação da Covid-19 nas escolas.
Questionado sobre as condições de biossegurança, Custódio Cauaia explicou que à  excepção das escolas do II ciclo que dependem das verbas atribuídas pelas estruturas centrais, as do Ensino Primário e do I ciclo têm sido abastecidas pela administração municipal.
"Além da colocação de recipientes com água , as 32 escolas do Ensino Primário e do I Ciclo localizadas no Chitato têm estado também a receber detergentes para a lavagem das mãos dos professores, alunos e outros utentes, entregues pela administração municipal, disse.

Escolas do II Ciclo

A directora da Escola do Magistério Primário 11 de Novembro, no Distrito Urbano do Chitato, Idalina Itela, disse ao Jornal de Angola que, além do uso de termómetro para a medição da temperatura, a instituição possui água potável para a higienização das mãos.

A gestora escolar garantiu que, as turmas estão organizadas e devidamente sinalizadas para a observância do distanciamento físico.
Com 1.059 estudantes matriculados (II ciclo) e com idades compreendidas entre 14 a 25 anos, a instituição, segundo Idalina Itela, tem todas as  carteiras  sinalizadas e com o distanciamento de um metro. As aulas nas turmas da 10ª, por exemplo, são ministradas com a presença de 25 alunos, enquanto a 11ª, 12ª e 13ª classes as aulas são leccionadas com a presença de onze estudantes cada.
Por sua vez, o director-geral do Complexo Escolar "Delegado Eusébio Nelson”, localizada no distrito urbano do Mussungue (Centralidade) Octávio Muatxingue , afirmou que a instituição está bem servida com água corrente.

A infra-estrutura escolar conforme realçou, é de três pisos , com seis torneiras com água corrente. Octávio Muatxingue afirmou ainda que, na entrada do Pátio da Escola, foram também colocadas 22 torneiras para permitir que os estudantes lavem as mãos.
Além disso, reforçou, foi  igualmente posto um tapete húmido com água e lixívia para  efeitos de desinfecção dos  calçados dos estudantes, antes de terem acesso às salas de aula. Com 2.026 alunos matriculados do II ciclo no presente ano lectivo, o director esclareceu que a escola possui 42 salas de aula, tendo acrescentado que, no quadro da observância das medidas de prevenção ao novo coronavírus, as  turmas são compostas por 23 e 25 alunos cada.
Armando Sapalo | Dundo 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade