Economia

Auxílio as empresas atinge 490 milhões

Manuel Fontoura | Ndalatando

Jornalista

Operadores de comércio e distribuição e cooperativas agropecuárias no Cuanza-Norte obtiveram, desde Dezembro, financiamentos do programa de alívio económico totalmente cifrados em 490 milhões de kwanzas, anunciou o Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado da província.

03/05/2021  Última atualização 10H15
© Fotografia por: DR
O chefe de Departamento de Promoção de Emprego e Fomento do Empreendedorismo daquele Gabinete, Narciso Francisco, afirmou ao Jornal de Angola que quatro firmas comerciais receberam  240 milhões de kwanzas e 16 unidades agro-pecuárias de criação de animais beneficiaram de 250 milhões.
Os dados apresentados  apontam para duas firmas comerciais a beneficiarem de 72 milhões, bem como a duas outras a obterem 70 milhões e 32 milhões de kwanzas.

No domínio da agropecuária, contam-se três unidades do município de Ambaca, cinco em Cambambe, quatro do Lucala, duas do Cazengo e Samba-Cajú,  uma no Golungo-Alto e outra em Bolongongo, estando a ser tramitados financiamentos para as unidades "Comandante Ngueto”, de Cazengo, e "Coréia-1”, do Lucala, em desembolsos situados entre cinco milhões e 50 milhões de kwanzas. O responsável revelou que 104 grupos de camponeses aguardam por ajuda. 

Narciso Francisco também falou à nossa reportagem sobre a linha de financiamento de microcrédito auspiciada pelo Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), com empréstimos concebidos para apoiar empreendedores formais e informais da economia em até sete milhões de kwanzas, com empréstimos intermediados por oito sociedades e cooperativas de microcrédito.
A FACRA apoia projectos em seis domínios, incluindo o processamento alimentar, logística e distribuição de produtos agro-alimentares, pesca e reciclagem de resíduos sólidos urbanos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia