Economia

Banco Mundial anuncia plano para acesso à energia em África

JA Online

O Banco Mundial apresentou hoje um plano para permitir, até 2030, acesso à electricidade a 300 milhões de pessoas em África, onde 600 milhões não têm acesso, precisando de um investimento de 30 mil milhões de dólares.

17/04/2024  Última atualização 17H54
© Fotografia por: DR | Arquivo

"O Grupo Banco Mundial vai trabalhar para ligar 250 milhões de pessoas à electricidade através de sistemas de distribuição de energia renovável ou redes de distribuição, enquanto o Banco Africano de Desenvolvimento comprometeu-se a apoiar mais 50 milhões de pessoas”, lê-se no comunicado citado hoje pela Lusa.

"Mais de 500 milhões de pessoas na África subsaariana estão em risco de serem deixadas para trás, sem acesso à electricidade até 2030, com quase 400 milhões delas a viverem em países sujeitos a fragilidade, conflito e violência; África é onde a batalha pelo acesso à energia vai ser ganha ou perdida", acrescenta a instituição financeira no comunicado.

No texto, o Banco Mundial refere que a falta de acesso à electricidade "cria barreiras significativas aos cuidados de saúde, educação, produtividade, inclusão digital e, em última análise, criação de empregos".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia