Política

BD adia Convenção por insuficiência logística

Edna Dala

Jornalista

A comissão organizadora da IV Convenção Nacional ordinária do Bloco Democrático voltou a adiar o conclave inicialmente marcado para os dias 28, 29 e 30 deste mês, por questões de insuficiência logística.

24/05/2021  Última atualização 07H20
Justino Pinto de Andrade deixa a liderança do BD © Fotografia por: Victor Pedro | Edições Novembro
A decisão saiu de uma reunião virtual, realizada na noite de sexta-feira, entre a comissão organizadora e os membros do Conselho Nacional, que decidiu alargar a realização da Convenção para os mesmos dias do mês de Junho.
De acordo com um comunicado a que o Jornal de Angola teve acesso, depois de uma discussão acalorada, os membros constataram insuficiência logística por causa da subida galopante dos preços no mercado, em particular dos transportes inter-provinciais.

O documento acrescenta que o período da Convenção coincide com o período da realização das provas finais no ensino geral, o que condiciona a maior parte dos delegados que são professores e estudantes.

Durante o encontro, que serviu para a apresentação do balanço geral dos preparativos, os responsáveis reprovaram a iniciativa de se realizar a convenção em duas dimensões, nomeadamente Norte, em Luanda, que incluiria as províncias do Cuanza-Norte, Ma-lanje, Bengo, Uíge, Zaire e Cabinda. A região Sul e Leste responderia pelas províncias de Benguela, Huíla, Bié, Na-mibe, Lunda-Norte, Cuando Cubango, Huambo e Moxico. 

Entre as questões a serem analisadas durante o congresso, destacam-se a eleição do novo presidente e a decisão sobre a permanência ou não do BD na CASA-CE.
Neste sentido, o comunicado realça que a campanha dos candidatos  a presidente, vice-presidente e secretário-geral termina apenas no dia 27 de Maio.
Na corrida ao cadeirão má-ximo  concorrem três candidatos: Filomeno Vieira Lopes,  Américo Valentim de Jesus e Luís do Nascimento.

Para a vice-presidência concorrem  João Alfredo Adão Baruba e Justino Pinto de Andrade. Adão Ramos e Muata Sebastião concorrem para o cargo de secretário-geral.
O Bloco Democrático é um dos seis partidos que integram a Convenção Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política