Reportagem

Benguela: Conclusão de 11 quilómetros de ruas asfaltadas marca aniversário do Cubal

Arão Martins / Benguela

Jornalista

A conclusão de 11 quilómetros de ruas asfaltadas na cidade do Cubal, província de Benguela, marcou as comemorações do aniversário daquela localidade.

24/01/2024  Última atualização 07H14
A circulação na cidade melhorou, facilitando a circulação de veículos automóveis e peões © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro| Cubal

O asfalto resulta de um programa de Investimentos Públicos, que está a ser desenvolvido pelo Governo de Benguela, no âmbito do programa de reabilitação das infra-estruturas públicas nos mais variados municípios da província.

Além da asfaltagem, o programa permitiu requalificar o sistema de drenagem, iluminação pública, passeios, sinalização vertical e horizontal, em diversos bairros.

O administrador municipal, Paulino Banja, disse que com a asfaltagem melhorou o tráfego, facilitando o deslocamento de veículos, pedestres, ciclistas, reduzindo o risco de acidentes.

Com o trabalho desenvolvido, reconheceu, Cubal tem, actualmente, uma infraestrutura urbana valorizada, o que atrai, também, investimentos.

"O trabalho desenvolvido facilita o acesso a serviços públicos, comércio e lazer, o que promove a inclusão social, além do contributo valioso para uma paisagem urbana mais agradável e organizada”, reconheceu.

O gestor defendeu a participação da população na preservação dos bens que mudaram a imagem da urbe e contribuem na melhoria da qualidade de vida das populações.

 
Outras acções

Além do programa especial desenvolvido pelo Governo Provincial de Benguela, o administrador municipal do Cubal destacou, também, os ganhos proporcionados pelo Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Apesar dos constrangimentos causados por alguns empreiteiros, Cubal, com uma população estimada em 367 mil habitantes, já colocou à disposição da população algumas infra-estruturas construídas com fundos do PIIM.

Foram concluídas a escola de sete salas de aula na sede municipal, o posto policial no Lomaum e a aquisição de kits de saneamento básico.

O administrador lamentou a falta de duas escolas que estão atrasadas, por incapacidade dos empreiteiros.

Segundo o administrador municipal, devido a essa incapacidade, mediante o que está estatuído na Lei da Contratação Pública, as autoridades viram-se obrigadas a rescindir os contratos e os processos correm os seus trâmites legais.

Com o PIIM, afirmou, foi possível construir, também, o Centro Médico de referência na sede comunal da Yambala. Com o ganho, fez saber, a população deixou de percorrer cerca de 62 quilómetros para ter assistência sanitária na sede do município.

 
Escoamento da produção

O administrador do Cubal destacou, igualmente, o contributo do PIIM na melhoria da ligação entre a sede do município e as sedes comunais.

"Hoje temos um Cubal cada vez melhor, inclusive na questão do saneamento básico”, referiu, exemplificando que, com os kits, a cidade está mais limpa.

"Já estamos a concorrer no primeiro prémio de melhor cidade de Angola, graças ao próprio PIIM, que permitiu adquirir meios de saneamento básico”, sublinhou.

Actualmente, explicou, estamos a trabalhar na terraplanagem da estrada que liga a sede do município à comuna do Tumbulo, depois de terminarmos o troço que liga Yambala.

Paulino Banja informou que, por incapacidade técnica e financeira, a Administração Municipal da Baía Farta rescindiu os contratos com três empresas de construção civil.

Cubal, adiantou, vai, também, beneficiar da construção de três escolas, uma das quais no bairro Sagrada Esperança.

A rede sanitária do município é constituída por 23 unidades, sendo dois hospitais, o municipal e o da Missão Municipal de Tchambungo, com um total de 566 profissionais, entre os quais 26 médicos, 22 enfermeiros e 47 técnicos de diagnóstico terapêutico e outros.


Actividades realizadas

Situado  a 150 quilómetros a Sul da cidade de Benguela, Cubal assinalou, terça-feira, 56 anos desde que ascendeu à categoria de município.

No âmbito das festividades da data, a Administração Municipal do Cubal elaborou um programa que contempla 16 actividades, que tiveram início no dia 8.

Foi realizada uma palestra com o tema "A estratégia de desenvolvimento, um olhar no sector agropecuário”, outro workshop com o tema "Comunicação assertiva para gestores públicos”.

Foi realizada uma marcha para sensibilizar as famílias para as acções de combate à malária e um culto de acção de graças, que culminou com um show gospel.

Na segunda-feira, foi realizado um concurso radiofónico com o tema "Saiba mais sobre o Cubal” e um show "Parabéns Cubal”.

Foram realizadas, também, campanhas de limpeza nas artérias da cidade, torneio de futebol 11, futsal, andebol e basquetebol, com a participação dos municípios de Caimbambo e Ganda.


Origens da localidade

O Cubal é limitado a Norte pelo município do Bocoio, a Sul por Chongorói e Caluquembe (Huíla), enquanto a Oeste está a Ganda e Caimbambo.

Na história do município existem duas versões sobre a origem do nome "Cubal”. A primeira é associada ao nome de uma mulher famosa, chamada por Cuvale, que veio, fugida, de Chivititi, região da Ganda, onde foi acusada de feitiçaria.

Conta-se que a mulher, já tinha uma idade avançada, fixou-se na região, particularmente no entroncamento entre os rios Cubal, na Ganda e Hanha. No local, começou a acolher e ajudar os viajantes. Com o passar do tempo, o nome Cuvale começou a sofrer uma deturpação e pelo "aportuguesamento” a palavra Cuvale passou a ser proferida como Cubal.

Uma outra versão diz que o nome surgiu pelo facto de ser a localidade onde se unem os rios Cubal, da Ganda e Hanha. Contudo, a maioria dos anciões do município defende a primeira versão.

Município aberto  a investimentos
O administrador do Cubal convidou os empresários nacionais e estrangeiros a investirem no município.

Paulino Banja informou que, além do potencial agrícola, a região tem o quartzo, recurso mineral que está a ser extraído na comuna da Capupa.

O município do Cubal é potencialmente agrícola e produz milho, massambala e massango. Cubal produz ainda quantidades elevadas de leguminosas (jinguba, gergelim), entre outros.

O município do Cubal está, também, focado na produção do feijão em grande escala, com o contributo das cooperativas de ex-militares, sobretudo do Alto Chelequete, que produziu mais de 80 toneladas de feijão na época agrícola passada.

 
Energia eléctrica

O administrador municipal do Cubal, Paulino Banja, anunciou que a circunscrição poderá, até 2027, beneficiar de energia eléctrica da rede nacional, o que vai contribuir no crescimento e desenvolvimento do pólo industrial.

"Essa é a grande expectativa para ser a alavanca do desenvolvimento do município do Cubal”, disse esperançoso.

Actualmente, o município produz, através de grupos geradores, 1.800 kilowatts, insuficientes para atender a procura dos 1.677 munícipes do casco urbano.

Em 2023, foram colocados à disposição dos consumidores 900 sistemas pré-pago e 78 pós-pago.

"Temos desafios no sector da Energia. Cubal produz energia, mas não tem energia. De facto, isso é público e nunca escamoteamos isso, porque até o governador provincial tem tocado nesta questão. Contudo, há uma luz verde no fundo do túnel, com a incorporação do município no programa de interligação no sistema nacional”, adiantou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Reportagem