Regiões

Bié: Desmantelado grupo que praticava exploração ilegal de minerais estratégicos

JA Online

O Serviço de Investigação Criminal no Bié desmantelou, terça-feira, no município de Nhârea, província do Bié, um grupo de supostos marginais, composto por dezoito cidadãos, que se dedicam a exploração ilícita de minerais estratégicos.

21/03/2024  Última atualização 12H58
BIé: Desmantelado grupo que praticavam exploração ilegal de minerais estratégicos © Fotografia por: MININT

A detenção ocorreu quando os operacionais da Ordem Pública realizavam uma micro-operação com vista a repor a legalidade, principalmente, nas zonas diamantíferas nas localidades da Bananeira, Caluela e Sacanjala, na Comuna da Lúbia e depararam-se com o respectivo grupo a proceder a extracção ilegal de minerais.

Entre os detidos, destaca-se o soba da localidade de Kamongua, apontado como o cabecilha do grupo, que se fazia passar por responsável das parcelas de terra naquela região, facilitando deste modo o garimpo ilegal, com a cobrança de valores monetários.

Durante a detenção, os operacionais conseguiram apreender diversos meios concretamente, 14 moto-bombas, 28  pás, 20 tamís de lavar cascalho, 12 gripinhos de saída, oito mangueiras flexíveis de saída, duas lonas, 29 baldes de dez litros e uma enxada, avançou o Ministério do Interior, no Facebook.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões