Economia

BNA quer terminais de multicaixa mais acessíveis e com cobertura plena do país

O Banco Nacional de Angola, para o período de 2023/ 2024, celebrou com oito bancos comerciais um protocolo para a instalação de 78 caixas automáticas em todo o país.

01/03/2024  Última atualização 12H28
Administração do Banco Nacional de Angola e entidades do Governo e também do Sistema Financeiro prestigiaram o evento © Fotografia por: Luís Damião|Edições Novembro
A informação foi avançada pelo governador Manuel Tiago Dias, que proferiu, ontem, em Luanda, o discurso de abertura do Ciclo Anual de Conferências 2024. O evento abordou sobre a "Expansão dos Serviços Financeiros”.

Na ocasião, Manuel Tiago Dias referiu que, do número previsto, até agora, já foram instalados um total de 69 caixas automáticas.

A expansão dos serviços financeiros é fundamental porque permite avaliar o impacto na implementação de boas práticas sobre o estado da condição socioeconómica actual como contribui para o alcance do equilíbrio entre o incentivo à inovação e a preservação da estabilidade do ecossistema financeiro.

Além disso, é essencial considerar a perspectiva dos consumidores reflectida nos dados sobre a oferta e a procura de serviços financeiros no sentido de adoptarmos medidas que contribuam para o acesso aos produtos e serviços financeiro pela população.

Na ocasião, Manuel Tiago Dias considerou que eventos do género servem para abordar os novos desafios referentes à expansão dos serviços financeiros adequados às necessidades da população angolana residente  nas áreas urbanas, e peri-urbanas e zonas rurais.

"O Plano Estratégico do BNA prevê para o período 2023/2028 a modernização permanente do sistema financeiro angolano”.

As mudanças e adaptações esperadas identificam-se na garantia da inovação e sustentabilidade com impacto na melhoria do acesso aos produtos e serviços financeiros em todo o território nacional. Quanto ao acesso aos serviços financeiros, o plano espera obter contribuições essenciais para uma gestão eficiente e eficaz que vai permitir responder os anseios da população. Com este importante evento, espera-se que a curto e médio prazos, se assista a expansão das actividades das instituições financeiras em todos os municípios do país,  ao abrigo do estabelecido no aviso 4/2022 de três de Fevereiro sobre a expansão dos serviços financeiros, bem como o aviso número 18/22 de 11 de Outubro sobre a expansão da rede bancária respectivamente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia